Olá, pessoal! José Mianutti aqui e sejam bem-vindos a mais uma resenha de aquarelas! Hoje eu trago à vocês a resenha das recém-lançadas aquarelas da TGA!
A TGA é bem conhecida pela sua excelente linha de guaches, comercializada em apenas 5 cores. Ah, tem resenha delas aqui no site, viu? Caso você ainda não tenha conferido, é só clicar aqui!
Mas voltado às aquarelas: no site da TGA constam todas as informações no que diz respeito à composição das tintas. Como eles estão ampliando aos poucos o leque de cores, o site (até o momento em que postei este rewiew), está desatualizado quanto às cores disponíveis.
Eles também não comercializam as tintas diretamente no site, então, caso você se interesse por elas, terá que pesquisar por revendedores, ou entrar em contato com eles pelo Instagram.
Bom, eles me enviaram um estojo metálico com 19 cores de aquarelas (que são comercializadas apenas em pastilhas). Provavelmente foi me enviado todo o leque de cores disponível no momento, que são: amarelinho, amarelo, amarelo médio, amarelo ouro titanato, laranja, amarelo ocre, vermelho, magenta quinacridona, vermelho ocre, rosa permanente, cian, azul ftalo alfa, azul ultramar, azul indantrone, violeta dioxazina, verde ftalo 36, verde de cromo, verde ftalo e preto.
As cores são bem pigmentadas e se desprendem com facilidade em contato com o pincel úmido. Você consegue um alto grau de saturação com muita facilidade (o que pode ser positivo ou negativo, dependendo da marca de tinta que você você está acostumado a trabalhar), pois é fácil “exagerar” na carga de saturação.
As cores variam muito quanto ao seu grau de transparência, de acordo com o pigmento utilizado na composição. Segundo o site da TGA, essas aquarelas são compostas por pigmentos únicos. O amarelo ocre, por exemplo, é bem opaco (como na maioria das marcas mais conhecidas), assim como o verde de cromo. A maioria das outras cores são bem transparentes (destaco aqui o magenta quinacridona neste quesito). Os tons de azul são muito bonitos (uma pena que na embalagem do cian, veio outro azul ftalo alfa, então, fiquei sem saber como é este tom).
E, para quem gosta de cores que expandem, essas aquarelas são uma boa pedida! As cores que usei na pintura à seguir expandiram bastante!
A minha única ressalva, é que algumas cores quando utilizadas sobre o papel úmido, acabam perdendo muito da sua vivacidade após a secagem. Então é preciso levar isso em conta na hora de pintar.
Bom, dito isso, vamos à prática!
E aí está o resultado de uma pintura feita com as aquarelas da TGA! O que vocês acharam?
Minha primeira impressão com essas tintas foi bastante positiva! Gostei muito das cores e do alto grau de saturação delas! Acho que falta apenas um leque de cores terrosas para fechar bem essa tabela (e, talvez, mais um tom de verde). O leque de amarelos e vermelhos está excelente!
De qualquer forma, a TGA está de parabéns! E considero louvável essa iniciativa que algumas marcas nacionais estão tendo em investir na produção de aquarelas!
Acredito que, com o tempo, haverá um refinamento quanto à produção, mas a TGA acertou em cheio neste lançamento!
E você já experimentou essas aquarelas? Deixe aí nos comentários o que você achou e quais foram as suas impressões.
E se você ainda não é meu aluno, deixo duas oportunidades de aprendizado para você: a primeira é um E-book que acabei de lançar, onde falo tudo a respeito de materiais para aquarela, acompanhado de exercícios para você começar; e a segunda é o meu CURSO DE AQUARELA PARA INICIANTES, onde você vai aprender tudo o que precisa para fazer pinturas como esta do vídeo, além de outros temas. Eu garanto que, independente de você ter experiência com aquarela ou não, sua visão sobre a técnica nunca mais será a mesma!
Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado desta resenha! Eu vou ficando por aqui! Um grande abraço a todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!
Assista a resenha das Aquarelas TGA na íntegra e se inscreva no meu canal do YouTube para ficar por dentro de mais resenhas como esta: