Como melhorar seu desenho em 6 dias – Dia 2

Tempo de leitura: 4 minutos

Como melhorar seu desenho

Segundo dia – Se soltando

Continuando nosso artigo sobre como melhorar seu desenho em seis dias: No primeiro dia, focamos nossa atenção na observação. Agora, no segundo dia, podemos abordar as marcas que fazemos com base no que vemos.

Nosso foco no segundo dia será em concentra-se e relaxar nossas marcas. Às vezes, a tendência é fazer marcas controladas que pareçam rígidas. Nós nos concentramos em desenhar uma linha precisa demais e perdemos “o quadro geral”. Quando desenhamos linhas com “controle forçado”, também perdemos um pouco de precisão. Pode parecer contra-intuitivo, mas se focarmos demais em desenhar uma linha perfeita, sacrificamos a precisão.

Precisamos relaxar um pouco e permitir que nossos braços se movam um pouco mais. Quando desenhamos com muito controle, as marcas são feitas movendo nossos pulsos. E embora isso seja ótimo para detalhes, não é tão eficaz para obter as formas iniciais do objeto na superfície de desenho.

como desenhar bem
Desenhar com movimentos de pulso limita seu raio de ação

Em vez disso, precisamos permitir que as marcas se originem de nossos cotovelos ou ombros. Mantendo o pulso firme e movendo o cotovelo para deixar uma marca, temos uma amplitude de movimento mais ampla e mais controle.

como desenhar melhor
Desenhar com movimentos do cotovelo ampliam seu raio de ação

Na verdade, temos muito mais liberdade de movimento em nossos ombros e é muito mais fácil controlar os traços.

como desenhar melhor
Faça movimentos amplos utilizando movimentos do braço e ombro

Outro aspecto a considerar é o número de marcas que são feitas na superfície. Muitos de nós tentam colocar a “linha certa” no lugar com apenas um golpe. Isso é quase impossível. 

Em vez disso, podemos tentar encontrar a “linha certa” criando várias linhas soltas e leves no papel. Com várias linhas no papel, temos uma chance maior de colocar a linha certa no lugar. Sempre podemos tornar a linha correta um pouco mais forte e apagar as linhas perdidas.

Eu comparo esse conceito a jogar na loteria. A maioria das pessoas compra mais de um volante quando joga. Então, por que você tentaria fazer apenas uma linha e torcer para que esta seja a correta?

Então, como praticamos o relaxamento? Como podemos nos forçar a fazer várias marcas quando já podemos estar condicionados a desenhar com “controle forçado”? A resposta é através do desenho de gestos.

O desenho por gestos é geralmente associado ao desenho da figura humana. É um método de criação de linhas ou formas soltas para criar a forma geral e, possivelmente, a forma do objeto rapidamente. É uma forma de desenho que não se concentra nos detalhes, mas captura o máximo de informações possíveis, o mais rápido possível.

como melhorar seu desenho em 6 dias
Pratique fazendo esboços rápidos, sem se ater a detalhes

Podemos criar esboços rápidos de qualquer coisa, não apenas da figura humana. Podemos criar gestos rápidos de qualquer objeto ou paisagem, se desejarmos.

como desenhar bem e melhor
Podemos criar esboços rápidos de qualquer motivo

Agora, como o desenho de gestos também tem a ver com velocidade, precisamos considerar a imposição de uma restrição de tempo. Se você nunca criou um desenho de gesto antes, pode achar isso difícil no começo.

Defina um cronômetro para 4 minutos e desenhe um objeto, depois outro e outro. Depois, ajuste o cronômetro por 3 minutos e desenhe mais três objetos. Depois, 2 minutos e, finalmente, 1 minuto.

Desenhe livremente, usando o braço inteiro. Mantenha o pulso firme e tente permitir que as marcas se originem do seu ombro ou cotovelo. Faça várias marcas e deixe a borracha na gaveta.

Se você não possui nenhum objeto, seguem abaixo algumas referências para você começar …

como desenhar bem e melhor
como desenhar como um profissional
como desenhar certo e direito

Passe pelo menos uma hora neste exercício. Você pode se desafiar e ver quantos objetos você pode desenhar nesse período. Lembre-se, nosso foco no segundo dia é relaxar, não criar uma obra-prima.

Se achar que está tendo problemas para soltar, considere mudar o modo de segurar o lápis para este exercício. 

Estas foram as orientações para o segundo dia. Fique ligado aqui no site, que postaremos as demais dicas de como melhorar seu desenho na sequência!!! =D

E se você quer aprender a desenhar do absoluto zero, sem enrolação, acesse o link abaixo:

Curso Básico de Desenho para Iniciantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *