Como desenhar com caneta esferográfica

Tempo de leitura: 2 minutos

Como desenhar com caneta Bic

A caneta esferográfica destina-se, basicamente, ao desenho linear. Para obtenção de tons, portanto, recorre-se ao traçado de uma série de linhas paralelas, que ao ser combinada com outra série de linhas, também paralelas mas orientadas em outra direção, resulta num tom sólido. É o que se denomina técnica de hachuras cruzadas. 

A hachuras cruzadas são desenvolvidas tendo como base a variação do espaçamento das linhas, de sua espessura e do número de camadas. Com um pouco de prática, você será capaz de reproduzir qualquer tom, escuro ou claro. Para isso convém levar em conta, primeiro, que uma série de hachuras, ao ser cruzada com outra, produz um tom duas vezes mais escuro que o de uma única série. Segundo, se as linhas forem grossas e traçadas bem perto umas das outras, produzirão um tom mais escuro do que se forem finas e mais espaçadas.

Desenhos de minha autoria feitos com caneta Bic

Você pode também variar o comprimento e a direção de seus traços, para indicar o formato do objeto que está desenhando (por exemplo, utilizando traços curvos ao desenhar objetos arredondados).

Procure fazer os traços das hachuras cruzadas bem espontânea, para que seu desenho não pareça excessivamente mecânico. Experimente canetas de diferentes espessuras de ponta e veja como cada uma delas pode ser útil para o que você pretende desenhar. E lembre-se também que apertando a caneta com mais força, você obtém uma linha mais pesada.

E para você que quer aprender esta e outras técnica de desenho, clique no link abaixo e conheça o meu Curso Básico de Desenho para Iniciantes. Nele você aprenderá as técnicas fundamentais de desenho que, em pouco tempo, permitirão que você faça as suas próprias criações. Aproveite que o desconto está pra lá de especial:

https://www.udemy.com/curso-basico-de-desenho

Segue o vídeo onde mostro esta técnica bem bacana passo a passo:

Um grande abraço e bons treinos!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *