8 dicas para desenhar melhor

Tempo de leitura: 4 minutos

como desenhar melhor
Desenho de José Mianutti

As pessoas que me veem desenhando frequentemente comentam que querem desenhar melhor. Também ouço isso dos meus alunos com bastante frequência.

Minha resposta é simples: “apenas desenhe!”.

A maioria das pessoas não consideram o ato de desenhar (a prática propriamente dita) tão importante quanto deveriam. Enfim, até mesmo designers e fotógrafos muitas vezes não entendem a perspicácia técnica e observacional que resulta da prática do desenho e como isso pode aprimorar suas habilidades em design ou seu olhar fotográfico.

O desenho te obriga a observar atentamente o mundo a seu redor. Quando você desenha, você está ao mesmo tempo analisando o motivo antes de reproduzi-lo.

Você não está simplesmente configurando a câmera para capturá-lo e depois passar para a próxima imagem. Portanto, você se torna mais consciente da forma, proporção e cor. Você passa a entender a luz e a sombra e como elas revelam e definem as formas. Essa consciência se traduz em qualquer busca visual.

Para aqueles que querem desenhar melhor, aqui vão algumas dicas fundamentais:

1. O aprendizado vem por meio da repetição

A prática leva a melhorias. Você não ficará melhor se não se envolver na tentativa. Quanto mais você desenhar, mais confiante ficará.

2. Observe os desenhos de outros artistas

Sejam desenhos simples ou renderizações meticulosamente detalhadas, você pode aprender muito olhando para o trabalho dos outros. Como eles usaram a linha e a forma? Como eles sombrearam?

3. Desenhe a partir de desenhos

Isso pode soar estranho, mas o que você pode aprender copiando um esboço de Da Vinci ou Michelangelo? Toneladas!!! Aprenda com os mestres copiando-os mesmo! Eles não se importarão 😉

4. Desenhe a partir de fotografias

Para a maioria das pessoas, é mais fácil reproduzir uma imagem que já é bidimensional do que reproduzir um objeto, pessoa ou ambiente real. Quando você está trabalhando com fotos, observe as linhas, formas e ângulos. Não tente copiar fidedignamente, apenas desenhe!

5. Desenhe o que vê a sua volta

Se você está começando, escolha objetos simples e vá trabalhando até os mais complexos. Vá em frente e tente desenhar seus familiares e/ou seus animais de estimação.

Desenhe seus móveis e objetos pessoais. Você gosta de café? Desenhe sua xícara de café. Um desafio: tente desenhar suas mãos. As mãos e os pés são as partes mais complexas da sua anatomia e estão prontamente disponíveis. Se você conseguir dominá-los, poderá desenhar qualquer coisa.

6. Faça uma aula experimental de desenho

Uma aula irá mantê-lo responsável. Um professor corrigirá suas fraquezas. Assistir os outros a desenhar é imensamente benéfico para construir suas próprias habilidades de observação.

Existem inúmeros cursos de desenho disponíveis, inclusive online. Tutoriais no YouTube, extensões universitárias, etc.

7. Mantenha um caderno de esboços (sketchbook)

Mantenha-o sempre com você, abra-o e trabalhe para preenchê-lo. Ele servirá como um lembrete para pegar seu lápis ou canetas e fazer algum desenho. Seja um Moleskine ou uma simples caderneta, use com a maior frequência possível.

Quando você desenha, você está tomando tempo para olhar algo, analisá-lo e reproduzi-lo.

8. Seja persistente!

Este é o item mais difícil, porque se você quiser melhorar em qualquer coisa, você deve decidir fazê-lo. Você precisa se comprometer e até programar um horário regular no seu dia-a-dia para prosseguir com o desenho. Para se tornar melhor, você precisa se habituar a essa rotina.

Acho que também é importante entender por que você deseja ou precisa desenhar. Para mim, é algo que me proporciona foco, relaxamento e me faz esquecer dos problemas lá fora por alguns instantes. Bom, eu simplesmente gosto de desenhar.

Acho que desenhar algo ou alguém torna essa coisa ou pessoa mais importante para mim. Quando entendi o motivo (tema) conforme o desenhei, posso perceber como ele foi formado e por quê. Isso me leva a percepções maiores.

E para aqueles que me dizem que eles não podem desenhar uma linha reta, lembre-se: existe régua para isso =D

ACESSE OS MEUS CURSOS DE DESENHO E PINTURA NO MENU LATERAL DO SITE OU NO MENU SUPERIOR. TODOS OS CURSOS SÃO VOLTADOS AOS INICIANTES!!!

INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE: http://www.youtube.com/mianutti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *