4 Técnicas de sombreamento a lápis

Tempo de leitura: 5 minutos

como sombrear desenho
Lápis grafite Derwent

É incrível como uma ferramenta de desenho simples, como um lápis, pode ser usada por diferentes artistas e produzir resultados tão diferentes. Ainda assim, todos esses artistas usam algumas das mesmas técnicas, especialmente quando se trata de sombreamento. 

Com essas técnicas de sombreamento a lápis, você poderá explorar todos as formas de expressões artísticas.

1 – Sombreamento suave

Você pode obter um resultado super suave sombreando com um lápis, se simplesmente evitar qualquer padrão enquanto estiver sombreando.

como sombrear desenho 2
Sombramento suave

Como aplicar o sombreamento suave

O segredo para suavizar o sombreamento é evitar o movimento de “vai e vem” que costumamos usar ao sombrear com pressa. Embora seja eficiente para um esboço rápido, esse movimento de vai e vem produz riscos, e não um acabamento suave.

Se você diminuir a velocidade ao aplicar o lápis e usar um movimento circular aleatório, as marcas do lápis serão muito mais suaves.

Prós e contras do sombreamento suave

Como o processo é mais lento, você conseguirá criar marcas de lápis por meio de camadas. Isso fornece melhores resultados e é uma maneira muito segura de sombrear, pois as marcas serão construídas lentamente. A prática desta técnica também ajudará a reduzir a quantidade de correções.

É natural que os pequenos espaços do fundo do papel apareçam – como você vê na foto acima – nesse estilo de sombreamento. Isso ocorre porque o lápis “pula” as áreas mais baixas do papel. Desde que você use um papel bom e razoavelmente liso, essa textura não deve prejudicar a qualidade do desenho.

2 – “Sfumato”

Esfumar os traços do lápis é um estilo distintamente diferente comparado à técnica de “sombreamento suave”. Não é apenas diferente em sua abordagem, mas também em sua aparência geral.

como sombrar desenho 3
Sfumato

Como aplicar o Sfumato

Existem muitas ferramentas para ajudar a esfumar as marcas de lápis, como as cerdas secas de um pincel ou esfuminhos de papel. Você pode até usar os dedos, mas corre o risco de sujar todo o desenho.

É melhor manter as mãos limpas e afastadas da superfície de desenho o máximo possível!

Prós e contras do Sfumato

Esfumar os traços espalha o grafite em todas as partes do papel, mesmo nas cavidades inferiores que mencionei acima. Observe como as marcas esfumadas acima escondem a textura sutil do papel que era destacada no sombreamento suave.

O Sfumato geralmente é muito mais rápido de fazer. Você pode empurrar o lápis ao redor do papel e cobrir as áreas muito rapidamente. 

No entanto, os iniciantes tendem a abusar muito desta técnica. Verifique se a mancha não é a única técnica de sombreamento a lápis usada em seu desenho.

3 – Sombreamento texturizado

Em algum momento, o tema do desenho pode determinar que tipo de sombreamento você deve usar. Desenho de árvores ou folhagens, por exemplo. 

O sombreamento suave não será a melhor abordagem para este assunto. Em vez disso, você pode permitir que as linhas e os traços individuais se acumulem de maneira que produzam uma variedade de tons e tenha uma aparência texturizada.

como sombrear desenho 4
Sombreamento texturizado

Como aplicar o sombreamento texturizado

Você pode gastar bastante tempo experimentando várias texturas de lápis. 

O desenho acima era uma espécie de “rabisco controlado” para produzir a textura mais óbvia. Tanto a pressão do lápis quanto as camadas foram usadas para variar os tons escuros e luminosos de cada área.

Prós e contras do sombreamento texturizado

O sombreamento texturizado é uma ótima opção para quebrar a mesmice dos seus desenhos. Quando uma textura é usada para contrastar um objeto com uma área menos texturizada ou suave de outros objetos, você pode criar uma separação visual entre os vários objetos.

Só tome cuidado para não forçar muito a ponta do lápis no papel ou você pode ter problemas para apagar ou ajustar o assunto à medida que ele se desenvolve!

4 – Hachuras

Nenhum tutorial sobre sombreamento seria completo sem mencionar os traços cruzados, ou hachuras.

como sombrear desenho 5
Hachuras cruzadas

Como aplicar as hachuras

Hachurar é a arte de criar marcas com camadas de linhas paralelas. Pense em cada camada de lápis como um conjunto de linhas. Vários conjuntos de linhas podem ser colocados em camadas uns sobre os outros, alterando o tom geral do desenho.

Observe como mais linhas se acumulam para criar as áreas mais escuras no papel.

Prós e contras das hachuras

Um dos benefícios das hachuras está na lógica da técnica. Desde que as linhas sejam desenhadas com o mesmo espaçamento e pressão, é fácil controlar os tons. Mais conjuntos de linhas resultarão em alterações previsíveis de tom.

Há uma tendência a perder a paciência com esta técnica e acelerar o processo conforme vai desenhando. Isso faz com que as últimas linhas pareçam diferentes e muitas vezes mais confusas quando comparadas às primeiras. 

É melhor permanecer paciente e simplesmente aproveitar o processo de criação de camadas!

Este artigo mostra um exemplo prático desta técnica:

Conclusão

É bom explorar todas essas técnicas de sombreamento. Você verá que algumas funcionam melhor em determinados momentos que outras. 

Você também desenvolverá suas técnicas favoritas devido ao seu estilo pessoal de desenho. Apenas tente manter a mente aberta e veja os benefícios e a beleza de usar cada técnica.

ACESSE OS MEUS CURSOS DE DESENHO E PINTURA NO MENU LATERAL DO SITE OU NO MENU SUPERIOR. TODOS OS CURSOS SÃO VOLTADOS AOS INICIANTES!!!

INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE: http://www.youtube.com/mianutti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *