O que é pintura encáustica?

Tempo de leitura: 4 minutos

encáustica
Pintura encáustica de Shawna Moore

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com a pintura encáustica, saibam que é uma técnica mais espontânea, em que a cera quente é aplicada em painéis de madeira. 

É tipicamente feita em camadas, criando efeitos mais opacos ou mais translúcidos, e pode ser combinada com cera colorida ou materiais de colagem (como fotografias ou papéis). Cada camada de cera também pode ser raspada, texturizada ou polida para uma variedade de acabamentos.

As possibilidades são infinitas: as pinturas encáusticas podem ser abstratas ou realistas, sutis ou arrojadas. Tudo depende de como incorporar seu próprio estilo nesta técnica.

Seguem abaixo os materiais necessários para fazer sua própria pintura encáustica hoje mesmo:

• Painéis de madeira 
Encaustic Medium (esta é a cera, que você pode adquirir colorida também) 
• Uma pequena panela 
• Materiais para colagem (fotos, recortes de revistas e jornais, etc.) 
• Espátulas ou qualquer ferramenta para raspar e texturizar
• Maçarico 
• Pincéis de cerdas naturais (pêlo de porco ou de cabra) 

1. Derreta a cera

A cera é aquecida em uma panela até que fique líquida. Recomenda-se utilizar a “encaustic medium” que é cera e resina damar misturadas.

cera de fusão

Você pode usar cera transparente ou opaca, dependendo do efeito que você está procurando, ou mesmo experimentar os dois. Por exemplo, se você quiser colar papéis ou fotos e deixá-los aparecer com clareza, use a cera transparente. Para um efeito mais sutil e nebuloso, experimente a cera opaca.

2. Pincele a cera sobre o painel

Com a cera completamente derretida, pincele a primeira camada na placa de encáustica (ou painel de madeira simples). Neste momento, apenas familiarize-se com o médium e brinque com a cera ao colocá-la no quadro. Veja como se comporta. Pincelar a cera quente, aromática e amanteigada é uma experiência por si só!

escovar

Ao colocar sua primeira camada de cera, lembre-se de que a encáustica é tipicamente composta de várias camadas finas de cera. 

Certifique-se de que a cera e o pincel permaneçam quentes, para que você possa aplicar uma camada fina de cada vez. Manter cada superfície sucessiva quente também é fundamental para manter as camadas unidas.

3. Comece a compor os elementos

Comece a compor seus materiais de colagem entre as camadas de cera, como uma flor seca ou um pedaço de jornal, por exemplo. Uma folha de música ou uma antiga foto de família também podem trazer resultados incríveis.

Lembre-se de que tudo o que você colocar primeiro será mais profundamente encerrado nas camadas de cera, e não aparecerá tão bem quanto os itens que você colocar na parte superior. Você pode criar efeitos diferentes dependendo de onde você colocar os papéis.

encáustica
Exemplo de composição feita com papéis e fotografias em encáustica

4. Unifique cada camada adicional de cera

Parte muito importante da pintura encáustica é a fusão das camadas de cera. A cada nova camada de cera aplicada sobre o painel, é necessário fundi-la com a de baixo suavemente com a ajuda de um maçarico. 

Isso cria uma ligação entre as camadas de cera, suavizando qualquer textura irregular.

criação de superfícies lisas

Você acabará descobrindo seu próprio estilo de fusão, mas lembre-se de que esse processo exige muita atenção! 

Certifique-se de colocar uma placa de metal embaixo do painel quando estiver fundindo, para não danificar ou queimar a mesa em que está trabalhando. Além disso, certifique-se de que qualquer pedaço de papel inflamável tenha sido removido da mesa também.

5. Raspe, risque e texturize

Depois de obter algumas camadas, aventure-se criando desenhos ou texturas na cera, arranhando-a ou raspando-a com qualquer tipo de objeto pontiagudo. Divirta-se experimentando! 

Aqui está uma ferramenta (bem estranha, por sinal) para texturizar cera encáustica:

coçar

Você pode usar qualquer objeto ou ferramenta que possa criar uma impressão ou textura interessante.

6. Isso é apenas o começo!

Existem muitas outras técnicas de pintura encáustica. Estes incluem o uso de ceras coloridas, esfregando em pequenas quantidades de tinta a óleo e muito mais.

Uma vez que você tenha sua primeira prancha completa, raspe a cera das bordas com faca ou estilete e você terá sua primeira obra de arte encáustica!

À medida que avança no mundo da pintura de encáustica, não deixe de incorporar seu próprio estilo ao processo. A verdadeira magia da encáustica é deixar o seu estilo fluir através das camadas de cera, flutuando através da superfície para que todos possam vê-lo.

ACESSE OS MEUS CURSOS DE DESENHO E PINTURA NO MENU LATERAL DO SITE OU NO MENU SUPERIOR. TODOS OS CURSOS SÃO VOLTADOS AOS INICIANTES!!!

INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE: http://www.youtube.com/mianutti


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *