Giz Pastel Lukas – Profissional

Olá, pessoal! José Mianutti aqui novamente trazendo mais uma resenha sensacional! Desta vez, vamos falar à respeito do Giz Pastel Profissional da Lukas!

A Lukas é uma marca bastante conhecida por vocês, principalmente pelas aquarelas, que foram já bastante comentadas e difundidas por diversos canais do YouTube. Eu, inclusive, já fiz a resenha delas aqui. Clique aqui e confira! Além do que, as aquarelas da Lukas estão entre o meu “Top 10”. Também fiz a resenha dos guaches da Lukas e me surpreendi com a qualidade!

Bom, eu recebi algumas cores de giz pastéis da Lukas do Brasil, que é a representante oficial da marca em nosso país. No site, você encontrará a linha completa de materiais disponíveis.

giz pastel profissional lukas
Giz Pastel Lukas

Apresentação do Giz Pastel Lukas

Os pastéis vieram acondicionados em caixas com proteção de espuma, já que se tratam de materiais muito frágeis e se quebram com facilidade. Eles chegaram intactos, mesmo passando pelo nosso “cuidadoso” sistema de correios, pois vieram muito bem embalados.

Eu recebi as seguintes cores: amarelo brilhante, amarelo ocre dourado, vermelho genuíno, violeta púrpura, azul celeste e verde veronese.

Eu costumo retirar totalmente a embalagem dos gizes, pois trabalho bastante com a lateral deles também. Não tive nenhuma dificuldade em retirar, pois em algumas marcas elas vem muito coladas.

Obviamente, alguns quebraram durante este processo, mas já era de se esperar, pois é algo praticamente impossível de não acontecer.

giz pastel lukas
Retirando as embalagens dos pastéis da Lukas

Teste comparativo

Comecei a fazer um teste rápido, comparando os giz pastel da Lukas com os da Koh-I-Noor, que é a marca de pastel que costumo trabalhar.

De cara eu percebi a diferença de textura entre eles: os da Lukas são mais macios e, por isso, não arranham o papel durante a pintura. Quem já usou giz pastel, sabe que eles possuem uma consistência parecida com giz de quadro-negro. Sabe quando o giz arranha o quadro e faz aquele barulho que chega a arrepiar a alma? Então, é disto que estou falando…

Quando o giz é macio, ele espalha o pigmento mais facilmente ao passar os dedos sobre a pintura.

Ah, lembre-se de sempre guardar os pastéis em local seco, para não absorverem umidade e, assim, evitar que isto aconteça!

Também notei uma maior concentração de pigmento, pois as cores são mais vivas e intensas em relação aos da Koh-I-Noor.

Lembrando que estou comparando dois materiais de iguais características: giz pastel seco suave, pois existem os pastéis “duros”, que possuem uma maior concentração de aglutinante e formam marcas mais “fortes”, difíceis de misturar.

giz pastel seco lukas
Comparativo entre o giz pastel Lukas e Koh-I-Noor

Teste prático com o Giz Pastel Lukas

Vamos agora ao teste prático para ver como o Giz Pastel Lukas se sai em uma pintura definitiva. Eu costumo utilizar papéis para desenho quando trabalho com pastel. Mas existem papéis específicos, como o Velour, da Hahnemühle.

Neste caso, em particular, eu vou utilizar a parte de trás deste bloco, que é feita de papelão, e serve muito bem como superfície de pintura com pastel – e, se você passar uma camada de gesso acrílico ou uma mistura de tinta látex com cola branca, servirá também como superfície de pintura com tinta acrílica, guache ou mesmo tinta à óleo.

giz pastel seco profissional lukas
Utilizei a capa de papelão de um bloco de papel para fazer o teste prático.

Resultado

E aí está o resultado de uma pintura feita com os pastéis da Lukas! Como não recebi o branco – que costumo utilizar muito em meus trabalhos – tive que usar o da Koh-I-Noor para acentuar o contraste, caso contrário, a pintura ficaria sem vida.

Pintura feita com giz pastel Lukas

De qualquer forma, foi uma grata surpresa conhecer este material! E para quem quer utilizar um giz de qualidade superior, fica aí a dica! Garanto que vocês irão gostar!

E se você quer aprender a pintar com giz pastel, mas não sabe por onde começar, eu te convido a conhecer o meu CURSO, onde você irá descobrir como usar giz pastel do absoluto zero!

Confira a resenha completa no meu canal do YouTube!!!

Espero que tenham gostado desta resenha! Um grande abraço a todos! Tudo de melhor sempre e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *