Meu Top 10 Aquarelas – 2020

Tempo de leitura: 10 minutos

top 10 aquarelas

Olá pessoal! Hoje resolvi fazer um “Top 10” das aquarelas que possuo. Obviamente, trata-se apenas da minha opinião pessoal, pois leva-se em conta a minha experiência com essas aquarelas e a minha técnica de pintura, que pode divergir da de vocês.

Apesar da aquarela ser uma técnica de pintura em que, resumidamente falando, trata-se da aplicação de tinta bem diluída em água sobre um papel adequado, ela oferece diversos meios de expressão. E esses meios variam muito de artista para artista, pois soma-se a experiência que o artista adquire ao longo do percurso.

Para este artigo, vou levar em consideração apenas o fator “qualidade”, já que o fator “preço”, infelizmente aqui para nossa realidade, é algo que pesa negativamente independente da escolha (mas farei alguns apontamentos, caso o fator custo-benefício seja relevante). Porém, em se tratando de aquarelas, mesmo as de produção nacional – como as da Pestilento, por exemplo (e que ainda não possuo) – utilizam matéria-prima importada na produção.

Ou seja, para se trabalhar com material de boa qualidade, ainda temos que “penar” com o preço elevado das mesmas.

Outro fator que dificulta um pouco nesta questão é a “oferta”, já que determinadas marcas são muito difíceis de se encontrar por aqui. Algumas, inclusive, não possuem representação no Brasil, sendo assim, você só encontrará em sites estrangeiros, o que onera ainda mais a escolha (dólar alto, taxas de importação e frete) – fora o tempo de espera para chegar até você.

Então vamos lá, sem mais delongas, ao meu Top 10 de aquarelas 2020! (sim, pois minha opinião pode mudar com o tempo… rsrs

10º – SAKURA KOI

A Koi é uma marca de aquarelas pertencente à Sakura, empresa japonesa que produz diversos materiais artísticos e técnicos. Hoje ela é também representada pela Royal Talens.

Apesar de ser uma aquarela de categoria “escolar”, ela serve muito bem para quem está começando.

Ela possui um acabamento bastante opaco – característica da maioria das aquarelas orientais – mas vem com uma boa seleção de cores, mesmo no set inicial de 12 cores. Tem um preço bem atrativo e você irá conseguir executar praticamente todos os efeitos que a aquarela oferece.

Fora a característica opaca no acabamento, outro pequeno problema é que ela tem uma expansão bem limitada, o que pode dificultar o trabalho com manchas, que é uma das principais qualidades da aquarela. Mas, se isto não for um problema para você, pode investir nelas sem medo!

Atualmente o catálogo de cores da Koi é imenso: 84 cores!

Site global da empresa: https://www.craypas.com/global

9º – COTMAN (WINSOR & NEWTON)

A Cotman é uma marca de aquarelas de categoria “estudante” (ou semi-profissional), da Winsor & Newton, empresa inglesa fundada em 1832, com uma ampla história e tradição na fabricação e comércio de materiais artísticos.

Atualmente, a Cotman conta com um catálogo de 40 cores e foi a primeira aquarela de melhor qualidade que utilizei, pois, até então, pintava com as aquarelas da Pentel (que não consta aqui unicamente pelo fato que considero a Koi um pouco superior à elas).

Eu utilizei as aquarela da Cotman por muitos anos, e praticamente 90% da minha produção em aquarela foi feita com estas tintas.

Indico elas para quem já possui uma certa experiência com aquarela e quer dar um passo adiante, investindo em um material de melhor qualidade em relação às aquarelas de categoria “escolar” – como a Pentel, Koi ou Koh-I-Noor, por exemplo).

Ela possui uma boa seleção de cores, conta com uma boa permanência e possui uma expansão razoável. O único defeito é que considero elas um pouco difíceis de diluir: é preciso um pouco mais de paciência, pois demoram mais neste quesito.

Site golbal da empresa: https://www.winsornewton.com/row

8º – VAN GOGH (ROYAL TALENS)

A Van Gogh é uma marca de aquarelas de categoria “estudante” da Royal Talens, empresa holandesa fundada em 1899, que fabrica e comercializa diversos materiais artísticos.

As aquarelas da Van Gogh possuem características bastante semelhantes às da Cotman. Porém, acho as cores um pouco mais vivas, intensas e brilhantes. São também mais fáceis de diluir, possuem uma maior variedade de cores (72 atualmente, sem contar as metálicas), e têm uma melhor relação custo-benefício em comparação às da Cotman.

Ambas as marcas são uma ótima escolha para quem está começando, mas eu ainda fico com as Van Gogh.

Site golbal da empresa: https://www.royaltalens.com/en

7º – LUKAS STUDIO (LUKAS)

A Lukas Studio é uma marca de aquarelas de categoria “estudante / profissional” da Lukas, empresa alemã fundada em 1862, que fabrica e comercializa diversos materiais artísticos.

Eu citei o termo “estudante / profissional”, pois a Lukas categoriza seus produtos de uma forma um pouco diferente dos demais fabricantes: existe a linha estudante, profissional e master (a qual se incluí esta última as aquarelas da linha 1862).

No catálogo da Lukas, a linha Studio de aquarelas é categorizada como “profissional”, o que não deixa de ser verdade, pois ela possui várias características deste nível, como uma ótima diluição, cores intensas e vivas e uma ótima expansão.

Possui um catálogo com 24 cores e hoje ela conta com representação no Brasil, então fica mais fácil de adquirir.

É também uma ótima opção em relação ao custo-benefício, pois um estojo com 12 cores não fica muito acima do valor de um estojo da Van Gogh, contando com o mesmo número de cores.

O pessoal da Lukas do Brasil também são super atenciosos e minha experiência de compra com eles foi muito boa, então, recomendo!

Site da representação no Brasil: https://lukasdobrasil.com.br

6º – HOLBEIN (HK HOLBEIN)

A Holbein é uma aquarela de categoria “profissional” fabricada pela empresa de mesmo nome fundada em Osaka, Japão, no final do século XIX.

É o tipo de material que não tem meio-termo: tem gente que gosta, tem gente que detesta…

Eu, particularmente, gostei bastante e não tive dificuldade em trabalhar com essas aquarelas. As cores são vivas e intensas, mas possuem a característica do acabamento mais opaco. Porém, diferentemente das Koi, esta opacidade não é tão acentuada, sendo as Holbein mais transparentes e vibrantes, além de possuir tons mais bonitos e menos “artificiais”.

Também possuem uma excelente expansão e atualmente contam com um catálogo de incríveis 108 cores! Uma pena serem tão caras…

Site global da empresa: http://www.holbeinartistmaterials.com

5º – WHITE NIGHTS (NEVSKAYA PALITRA)

A White Nights é uma aquarela de categoria “profissional” fabricada pela Nevskaya Palitra, empresa russa fundada em 1900, que conta com outros materiais artísticos, além das aquarelas.

Ela conta com um catálogo enorme de cores (83, sem contar as cores metálicas e os tons pastéis). As cores são lindas, intensas e brilhantes. A diluição é fantástica e a expansão excelente.

Se você procura um produto que alia qualidade e uma ótima relação custo-benefício, fica a dica! Certamente você não irá se arrepender!

Site global da empresa: https://stpetersburgwatercolours.com/index.html

4º – SCHMINCKE AKADEMIE (SCHMINCKE)

A Schmincke Akademie é uma aquarela de categoria “estudante” da Schmincke, empresa alemã fundada em 1881, que fabrica diversos materiais artísticos.

Apesar do termo “estudante” utilizado aqui, ela possui características de categoria “profissional”, principalmente pelo fator “permanência” das cores (a maioria é descrita como “permanente” ou “extremamente permanente” no rótulo – 4 / 5 estrelas).

Conta atualmente com um catálogo de 24 cores. Possuem um alto grau de pigmentação, são muito vivas, brilhantes e intensas, além de possuirem uma ótima expansão.

Infelizmente, são difíceis de encontrar, além de serem bem caras…

Site golbal da empresa: https://www.schmincke.de/en.html

3º – QOR (GOLDEN)

A QoR é uma aquarela de categoria “profissional” da Golden Artist Colors, empresa Norte Americana fundada em 1980, que conta com diversos materiais artísticos.

O principal diferencial destas aquarelas, é a adição do “Aquazol” em vez da goma arábica como aglutinante. Isto faz com que o fator “expansão” destas aquarelas seja quase “indomável”!

Este aglutinante, que é patenteado pela empresa, faz também com que o acabamento destas aquarelas seja mais suave, com um aspecto quase “aveludado”, que chega a lembrar giz pastel seco.

É uma aquarela difícil de se lidar, portanto, não recomendada para principiantes. Fora o fator preço: são muito caras e difíceis de encontrar no mercado nacional.

Contando com um catálogo de 83 cores muito intensas, vivas e profundas, trabalhar com as aquarelas da QoR é uma experiência única!

Site global da empresa: https://www.qorcolors.com

2º – L’AQUARELLE (SENNELIER)

L´Aquarelle é uma aquarela de categoria “profissional” da Sennelier, empresa francesa fundada em 1887, que conta com diversos outros materiais artísticos.

O diferencial destas aquarelas é a adição de mel na composição. Além de ser um conservante natural, o mel confere maior brilho e luminosidade às cores.

As cores são muito vivas, intensas e profundas. Possuem um acabamento excelente, ótimo para se trabalhar com camadas transparentes, além de uma expansão incrível! Enfim, é uma aquarela muito agradável de se trabalhar!

Possui um vasto catálogo, contando atualmente com 98 cores. São consideravelmente caras, mas valem à pena!

Site global da empresa: https://www.sennelier.fr

1º – DANIEL SMITH (DANIEL SMITH)

A Daniel Smith é uma aquarela que leva o mesmo nome da empresa norte americana que a fabrica. Fundada em 1993, ela conta também com outros materiais artísticos.

Eu considero essas tintas como o “sonho de consumo” de qualquer aquarelista. Some todas as qualidades que citei nas aquarelas anteriores e acrescente a melhor expansão de todas, então você terá uma ideia do que quero dizer…

Destaco aqui o set chamado “PrimaTek”, que conta com cores e pigmentos exclusivos que você não encontra em nenhuma outra marca!

Ela conta atualmente com um catálogo de mais de 250 cores, somando todos os sets disponíveis pela empresa.

Infelizmente, não se encontra essas aquarelas no mercado nacional (por enquanto, espero!). Restando, desta forma, apenas a opção da importação.

As aquarelas Daniel Smith são muito caras, mas valem cada centavo. Quem teve a oportunidade de experimentar sabe do que estou falando. Então, se você mora no exterior ou tem condições de importar essas tintas, não pense duas vezes! Você só corre o risco de ficar “mal-acostumado” e não querer usar outra aquarela… rsrs.

Sie golbal da empresa: http://danielsmith.com

Essas foram as minhas considerações à respeito das minhas aquarelas favoritas! E você, já experimentou alguma delas?

Espero que tenham gostado deste artigo!

E SE VOCÊ QUER APRENDER AQUARELA DO ABSOLUTO ZERO, CONFIRA O MEU CURSO DE AQUARELA PARA INICIANTES!

Siga-me também no INSTAGRAM!

Um forte abraço e até a próxima!!! =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *