Aquarela Sonnet VS White Nights

Olá, pessoal! José Mianutti aqui e sejam bem-vindos a mais um artigo! Hoje vamos dar sequência à nossa série de comparativos entre aquarelas de linha estudante e profissional de mesma marca, com as aquarelas da Nevskaya Palitra: a Sonnet e a White Nights!

Bom, não é segredo para ninguém o quanto eu gosto dos produtos desta marca, sejam as aquarelas tradicionais, as metálicas ou os guaches, tanto de linha estudante quanto profissional. Isso pela qualidade dos materiais e pelo preço super competitivo que elas possuem.

Restringindo-se à aquarela, ao comparar a linha Sonnet (estudante) e a White Nights (profissional), eu vejo que as diferenças são pequenas.

Eu possuo um set de 16 cores da Sonnet e um set de 12 cores da White Nights (no caso, o Set Plen Air – que não possui o branco). Ambos conjuntos vem com uma ótima seleção de cores (tirando o excesso de cores terrosas da Sonnet, que já comentei à respeito na resenha sobre elas).

jose mianutti aquarela sonnet vs white nights
Estojos de aquarelas em pastilhas Sonnet (à esquerda) e White Nights (à direita)

Elas possuem tons bem semelhantes e características “parecidas” durante o processo de pintura e no acabamento.

A principal diferença entre elas – e que é a mais notável – fica por conta da maior carga de aditivos e no uso de pigmentos sintéticos pela linha Sonnet.

Na prática, há uma facilidade um pouco maior ao trabalhar com as aquarelas da White Nights, pela maior concentração de pigmento e melhor dispersão do material. É mais fácil conseguir cores mais profundas, gerando um acabamento mais bonito.

aquarela sonnet e white nights tabela de cores
Tabelas de cores feitas com as aquarelas Sonnet (à esquerda) e White Nights (à direita)

Mas veremos na prática como cada uma se comporta… Desta vez, usei uma folha para cada pintura com composições parecidas. Também busquei criar as mesmas cores em ambas, apesar de algumas possuirem nomenclaturas diferentes.

Vamos ver, então, como fica:

comparando aquarelas sonnet e white nights
Resultado do comparativo entre as aquarelas Sonnet e White Nights

E aí estão os resultados! Na imagem, talvez não dê para notar as diferenças ou elas se mostrem mais sutis.

Como mencionei, achei mais fácil trabalhar com as cores da White Nights. Você consegue uma melhor saturação de cor e o pigmento se dispersa com mais facilidade durante o processo – para aguadas amplas, por exemplo, isso é fundamental.

Mas longe de desmerecer as aquarelas Sonnet, pois são uma das melhores aquarelas de linha estudante do mercado e possuem uma ótima relação custo-benefício.

Para quem está começando – e como mencionei no comparativo entre as Van Gogh e as Rembrandt – talvez seja melhor investir numa maior gama de cores do que ir de cara para uma aquarela profissional. Mas, para quem possui uma maior experiência, o upgrade vale à pena neste caso, pois a diferença de preço entre a Sonnet e a White Nights é menor se comparada às linhas estudante e profissional de outras marcas. Lembrando também que ambas aqui são comercializadas em full pans, no caso das pastilhas, o que faz o investimento ser ainda mais atrativo…

Então é isso, pessoal! Estas foram as minhas impressões em relação a estas duas linhas de aquarelas da Nevskaya Palitra!

Deixe aí nos comentários se você já as experimentou e o que acha delas, ok? Eu vou ficando por aqui! Um grande abraço a todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!

DESCOBRINDO A PINTURA

CURSO DE AQUARELA PARA CRIANÇAS

Assista ao comparativo e se inscreva no meu canal do YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.