Aquarela Artools | Resenha

Olá, pessoal! Eu aqui de novo com mais uma resenha sensacional! Desta vez, falaremos sobre a aquarela da Artools!

A Artools é uma empresa brasileira de materiais artísticos que comercializa, além das aquarelas, diversos materiais como: lápis grafite, lápis de cor, borrachas, canetas, tinta guache, etc.

Ela é distribuida pela SUMMIT, empresa que comercializa os produtos da TRIS, de linha escolar. Eu já fiz uma resenha sobre a aquarela da TRIS, então caso você ainda não tenha visto, clique aqui e confira!

Eu adquiri um set de 12 cores (também são disponíveis em sets de 24 cores) que vem neste estojo bem bonito, com fundo preto – o que dá uma diferenciada. Os tubos também possuem uma apresentação bem bacana, e à exemplo da aquarela Simply, elas também vem lacradas.

Eu comprei estas aquarelas no site da Papelaria Botafogo, recomendo muito esta loja pelo atendimento e pela rapidez na entrega. O pessoal de lá me enviou junto com a aquarela Artools, este bloco de papel para aquarela chamado Agave, que é um lançamento da Hahnemühle, para eu testar! Então, esta será uma resenha dupla!

aquarela artools
Bloco Agave, da Hahnemühle e Aquarela Misci, da Artools

O Agave é um gênero de suculentas, como ilustrado na capa do bloco. Ela é encontrada principalmente no México. Inclusive, uma destas espécies é a que é usada na fabricação da tequila. Este papel, de 290gr, é composto por 70% de fibra de agave e 30% de algodão.

A textura deste papel é muito semelhante ao Anniversary Edition, também da Hahnemühle, que já usei em diversas resenhas aqui.

Tabela de cores

Vamos agora para a nossa tabela de cores para os testes iniciais com a aquarela Artools! As cores que compõem este set são: branco tinânio, marfim, amarelo ouro, vermelho escarlate, magenta, azul ultramar, azul ciano, verde profundo, verde musgo, amarelo ocre, terracota (que é um tom muito semelhante ao terra de siena queimado) e preto.

As cores são bem bonitas, possuem uma transparência legal, além da vantagem das cores primárias serem inclusas no set inicial. Em contrapartida, os dois verdes que compõem este estojo possuem tons muito parecidos, e o marfim (que é um tom muito semelhante ao amarelo nápoles) é uma cor muito sem graça e opaca (difícil de ser encontrada em qualquer conjunto de aquarelas justamente por esta característica).

aquarela artools resenha
Tabela de cores com as aquarelas Artools

Teste prático com a Aquarela Artools

Vamos agora ao teste prático para ver como a aquarela Artools se sai numa pintura definitiva! Eu escolhi novamente como tema o meu coelho… Avisei que ele apareceria aqui com frequência… rsrs

Vamos ver como fica?!

aquarela artools papel agave
Resultado do teste com as aquarelas Artools e o papel Agave

E aí está o resultado do teste prático com as aquarelas Artools sobre o papel Agave! E aí, o que acharam?

Bom, em relação às aquarelas, eu percebi que é um pouco complicado de se trabalhar com camadas… Quando eu apliquei o magenta sobre o vermelho escarlate, mesmo estando bem seca, ela acabou se soltando com muita facilidade. Esta característica lembra muito as aquarelas da Koh-I-Noor, infelizmente…

Em compensação, elas são muito agradáveis de se trabalhar sobre o papel úmido. Então, coloque na balança estas características antes da compra, ok?

Quanto ao papel Agave, eu achei que pela gramatura mais leve ele iria enrugar muito durante o processo. Mas não. Gostei bastante do comportamento dele e é um papel bem interessante de se trabalhar. Fica aí a dica!

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado da resenha e comentem aí se você já utilizou algum destes materiais e o que achou deles, ok? Eu vou ficando por aqui! Um grande abraço a todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!!!

NOVO CURSO: DESCOBRINDO A PINTURA – CONHEÇA AGORA!

3 Comentários


    1. Olá! Os links para todos os meus cursos estão disponíveis no menu superior e no menu lateral do site 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *