Desenho com canetas nanquim e esferográficas

Tempo de leitura: 2 minutos

Desenho caneta nanquim de José Mianutti

Alguns dos melhores desenhos que o mundo já viu foram executados por artistas que trabalharam com simples tinta preta – um meio que oferece inúmeras possibilidades, apesar de suas aparentes limitações.

O desenho com tinta nanquim é um dos meios mais antigos de expressão visual do homem. De fato, os chineses fabricam tinta preta desde 2.500 a.C.

Atualmente existem tintas tipo nanquim à prova de água (permanentes) e solúveis, adequadas a diferentes estilos de desenho e a vários tipos de caneta.

Sombreamento com hachuras cruzadas

A caneta nanquim, ou mesmo a esferográfica, destina-se basicamente ao desenho linear.

Para a obtenção de tons, portanto, recorre-se ao traçado de uma série de linhas paralelas, que, ao ser combinada com outra série de linhas, também paralelas mas orientadas em outra direção, resulta num tom sólido. É o que se denomina técnica de hachuras cruzadas.

Tom e forma

As hachuras cruzadas são desenvolvidas tendo como base a variação do espaçamento das linhas, de sua espessura e do número de camadas.

Com um pouco de prática, você será capaz de reproduzir qualquer tom, escuro ou claro. Para isso convém levar em conta, primeiro, que uma série de hachuras ao ser cruzada com outra, produz um tom duas vezes mais escuro que o de uma única série.

Segundo, que se as linhas forem grossas e traçadas bem de perto uma das outras, produzirão um tom mais escuro do que se forem finas e mais espaçadas.

Você também pode variar o comprimento e a direção dos seus traços, para indicar o formato do objeto que está desenhando (por exemplo, utilizando traços curvos ao desenhar objetos arredondados).

Variação de traços

Procure fazer os traços das hachuras cruzadas bem espontâneos, para que seu desenho não pareça excessivamente mecânico. Experimente canetas com pontas de diferentes espessuras e veja como cada uma delas pode ser útil para o que você pretende desenhar.

E lembre-se também que, apertando com mais força a caneta, você obtém uma linha mais pesada.

Desenho com caneta nanquim de José Mianutti

ACESSE OS MEUS CURSOS DE DESENHO E PINTURA NO MENU LATERAL DO SITE OU NO MENU SUPERIOR. TODOS OS CURSOS SÃO VOLTADOS AOS INICIANTES!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *