Tinta acrílica: o que é e como usar

Tempo de leitura: 5 minutos

A tinta acrílica é um dos mais modernos mediuns de pintura. Criada no final da década de 1940, vem sendo aperfeiçoada desde aquela época e constitui, hoje, a escolha preferida de muitos artistas profissionais.

tinta acrílica
Tinta acrílica em tubo

O que é a tinta acrílica

Ao longo dos tempos, artistas e fabricantes de tintas têm procurado o “veículo” ideal para pintura: ou seja, o aglutinante líquido do pigmento, do qual dependem o brilho, a durabilidade e as características de manuseio de uma tinta.

O veículo da tinta acrílica é uma emulsão líquida de consistência cremosa. Quando úmida, você pode diluí-la em água; depois de seca, deixa de ser solúvel, formando uma camada plástica, que se torna transparente como vidro.

A característica mais importante da tinta acrílica é a rapidez com que seu conteúdo de água evapora. A maioria das tintas acrílicas seca totalmente e fica pronta para receber outra camada depois de trinta minutos, ao passo que a tinta a óleo demora horas e às vezes dias para secar.

Depois de secas, as camadas de tinta acrílica ficam bem ligadas entre si e são extremamente duráveis. Portanto, não exigem que você se preocupe muito com a ordem e a espessura em que devem ser aplicadas. Além disso, a tinta acrílica não é tóxica, não racha e seca homogeneamente.

Outra grande vantagem é sua versatilidade. Ela pode ser diluída para produzir aguadas fluidas e transparentes como as da aquarela, ou usada sem diluição, com espátula ou pincel, para formar camadas de impasto.

tinta acrílica
Tinta acrílica líquida

Pincéis para tinta acrílica

Você pode usar os mesmos pincéis de cerdas duras que emprega na pintura a óleo, particularmente para aplicar a tinta mais densa. Os pincéis redondos macios são melhores para aplicar tinta acrílica mais fluída.

Todos eles sofrem maior desgaste com o acrílico do que com a tinta a óleo; portanto, se quiser comprar pincéis novos, é melhor escolher os mais baratos, feitos de náilon.

Dois pincéis chatos grandes bastam para cobrir áreas extensas: um de cerdas duras e um macio, ambos de 1 polegada. Para um trabalho mais detalhado, serão necessários ainda dois pincéis redondos macios, um nº 10 e outro nº 6.

Se você quiser trabalhar com veladuras (sobreposições) e aguadas, use um pincel redondo macio nº 12. E não se esqueça de que a tinta acrílica fica insolúvel depois de seca; por isso, lave os pincéis na água sempre que mudar de cor.

tinta acrílica
Pincéis de cerdas sintéticas

Superfícies para a pintura

As tintas acrílicas podem ser empregadas em quase tudo: papel, pranchas de tela, painéis, telas, etc. No entanto, as superfícies devem ser preparadas de preferência com gesso acrílico – uma pasta branca e espessa, que é simplesmente passada com pincel ou rolo de espuma e que, depois de secar, forma uma superfície lisa e receptiva.

Paletas

Para misturar grandes quantidades de cores de acrílica, a paleta mais adequada é uma bandeja ou prato de esmalte branco. Como alternativa, você pode usar um pedaço de vidro com uma folha de papel branco pregada por baixo, ou então uma paleta do tipo usada para pintura a óleo.

Se você decidir trabalhar com tinta muito fluída, experimente usar uma paleta para aquarela, de metal, plástico ou porcelana, e que tenha compartimentos separados.

tinta acrílica
Paleta e cavalete para pintura ao ar livre

Mediuns

Embora você possa diluir a tinta acrílica em água, especialmente se quiser obter um efeito semelhante ao da aquarela, muitos fabricantes produzem mediuns líquidos de pintura que proporcionam um controle maior.

O chamado medium de brilho afina a tinta acrílica, deixando-a com uma delicada consistência cremosa. Acrescentando mais medium, a tinta fica transparente, deixando aparecer o brilho das cores de baixo. Depois de seca, dá um acabamento brilhante, igual ao de uma pintura a óleo.

O medium fosco tem exatamente a mesma consistência e também deixa as cores transparentes se você aumentar a quantidade, mas depois de seca irá conferir uma acabamento acetinado, sem brilho.

Experimente os dois mediuns separadamente e então misture-os, para ver o que fica melhor. Você notará que uma mistura meio a meio de brilhante e fosco produz um agradável efeito semi-brilhante.

Esse feito pode ser explorado em determinados trabalhos – tente-o, e talvez você o julgue preferível, em relação ao brilhante ou ao fosco.

tinta acrílica
Mediuns acrílicos

Use roupas velhas!

Como a tinta acrílica seca é insolúvel, lembre-se de usar sapatos e roupas velhas ou um avental ao pintar.

Se você respingar tinta acrílica em um tecido, utilize álcool metilado ou acetona para amolecê-lo, o que facilitará a tarefa de raspá-lo (mas verifique primeiro se o tecido não será afetado).

Deixe a paleta de molho

É sempre difícil tirar tinta acrílica de uma paleta não totalmente plana – como as de aquarela, por exemplo. O melhor método consiste em deixá-la de molho em água fria durante meia hora e depois descascá-la ou raspá-la.

ACESSE OS MEUS CURSOS DE DESENHO E PINTURA NO MENU LATERAL DO SITE OU NO MENU SUPERIOR. TODOS OS CURSOS SÃO VOLTADOS AOS INICIANTES!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *