A pintura de galáxias tem viralizado pelas mídias sociais. Vários artistas tem postado pinturas e tutoriais desta técnica que, apesar de simples, cria um efeito e um resultado surpreendente!
Quer aprender como pintar galáxias de modo fácil e objetivo?
Então trago aqui um tutorial passo-a-passo que ajudará a você criar a sua própria pintura de galáxia. Neste artigo, usarei tinta guache, mas você pode seguir os mesmos passos utilizando aquarela e até mesmo tinta acrílica.
Material utilizado:
Para fazer esta pintura de galáxia, utilizaremos os seguintes materiais:
- Uma folha de papel para aquarela de no mínimo 300gr.
- Tinta guache nas cores: azul, vermelho, violeta, preto e branco.
- Sal de cozinha.
- Um pincel chato grande para umedecer a folha.
- Um pincel redondo grande para aplicar as cores.
- Um pincel redondo pequeno para os detalhes.
- Um pincel chato médio de cerdas para pintar as árvores.
- Um pincel chato grande de cerdas para retirar o sal do papel.
- Escova de dentes velha.
- Um godê ou paleta para diluir as tintas.
- Recipiente com água.
- Pano ou papel toalha para secar os pincéis.
- Espátula ou régua para raspar o sal do papel.
Passo 1: Dilua as tintas e umedeça a folha.
Prenda as bordas do papel à mesa com fita crepe. Em seguida, umedeça toda a folha com água limpa, utilizando um pincel chato de tamanho grande (proporcional ao tamanho da folha que você estiver usando).
Lembre-se de deixar as tintas já diluídas no godê antecipadamente.
Passo 2: Comece a aplicar as cores.
Com a ajuda de um pincel redondo grande, comece a aplicar as cores com leves toques. Deixe um espaço razoável entre uma área e outra para as demais cores. A diluição das cores deve ser moderada, evitando deixá-las muito transparentes. Aqui neste exemplo comecei com o azul.
Depois passei para o vermelho, aplicando em áreas livres e deixando a água misturar levemente com o azul.
Agora é a vez do violeta. Observe que respeito os espaços entre as cores, procurando não misturá-las diretamente, pois a própria umidade do papel fará este trabalho.
Por último, acrescento a tinta preta, pois é uma cor muito dominante e deve ser usada com cuidado. Esta cor eu apliquei sobretudo nas bordas do papel, invadindo pouco nas áreas centrais para não apagar as outras cores.
Passo 3: Respingue um pouco de água.
Limpe o pincel redondo utilizado para aplicar as cores. Em seguida, carregue-o com um pouco de água limpa e respingue algumas gotas por todo papel, batendo levemente com o dedo indicador.
Isso fará com que a tinta se espalhe e se expanda, misturando-as com suavidade e criando manchas por toda a pintura.
Passo 4: Aplique o sal.
Agora salpique um pouco de sal sobre a pintura ainda úmida. Concentre maior quantidade de sal em algumas áreas para não ficar tudo muito homogêneo e criar contraste.
Observe como o sal reage à tinta, absorvendo-a e criando textura. Lembre-se também de não exagerar!
Passo 5: Espere secar.
Deixe a pintura secar para prosseguir. Você pode deixá-la secando naturalmente ou, se você for apressado como eu, usar um secador de cabelo para acelerar o processo. Neste caso, utilize-o a uma certa distância para evitar borrar o trabalho com a força do vento.
Passo 6: Retire o sal.
Com a pintura completamente seca, raspe todo o sal da superfície utilizando uma espátula ou uma régua. Em seguida, “varra” as partículas de sal com a ajuda de um pincel de cerdas grande.
Passo 7: Crie mais luminosidade.
Deixe as áreas centrais da pintura mais iluminadas, acrescentando branco puro nestas regiões. Utilize um pincel redondo pequeno para isto, acrescentando mais água à mistura nas bordas dessas manchas para suavizar.
Passo 8: Utilizando a escova de dentes.
Mergulhe as cerdas de uma escova de dentes velha na tinta branca. Retire o excesso e respingue sobre a folha esfregando as cerdas suavemente com o polegar.
Concentre mais respingos em algumas áreas que outras. Isto dará o efeito de estrelas ao fundo. Novamente: não exagere! Espere a pintura secar para prosseguir.
Passo 9: Acrescente alguns detalhes.
Com a ajuda de um pincel redondo pequeno, faça algumas estrelas maiores para chamar mais a atenção e trazer maior interesse à cena.
Passo 10: Pinte as árvores.
Acrescente alguns pinheiros na base da pintura, utilizando tinta preta e um pincel chato de cerdas. Faça com leves batidas, dando mais ênfase à silhueta do que à formas mais definidas (afinal, é noite!).
Faça alguns detalhes mais delicados, como galhos mais finos, com a ajuda de um pincel redondo pequeno. Espere a tinta secar completamente.
A pintura de galáxia finalizada!
Com a tinta completamente seca, é só retirar a fita crepe e pronto: sua pintura de galáxia está finalizada! E aí curtiu?
Para conhecer mais técnicas e aprender como fazer outras pinturas em guache ou aquarela é só clicar nos links abaixo:
CURSO DE GUACHE PARA INICIANTES