Aquarela Venezia – Maimeri | Resenha

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá pessoal! A resenha de hoje é sobre a aquarela Venezia, da Maimeri.

A Maimeri é uma empresa italiana de materiais artísticos fundada em 1923, que conta com diversos materiais artísticos. A Venezia é a linha “estudante” de aquarelas da marca. A linha profissional é a “MaimeriBlu”.

Eu comprei um estojo de 10 cores, que vem neste godê de plástico, embalada numa caixa de papel cartão muito semelhante ao “kraft”.

aquarela venezia maimeri resenha
Embalagem do estojo de Aquarela Venezia, da Maimeri

O estojo conta com um pincel redondo de cerdas sintéticas, sem numeração, mas que aparenta ter uma boa qualidade. As pastilhas vem embaladas com papel laminado (diferentemente das Pébéo), o que facilita desembalar, cobertas com uma etiqueta de papel com as informações de cor e permanência.

Um fato que me desagradou bastante foi abrir o estojo e notar que vieram duas pastilhas de azul ultramar, pois deveria vir uma de azul celeste no lugar. Não sei se foi erro da Maimeri ou da loja que me vendeu. Como o estojo não vem lacrado, fica a dúvida no ar…

aquarela venezia é bom
Vieram cores repetidas neste estojo…

As cores que compõe este conjunto são: Amarelo Primário, Laranja Permanente, Magenta, Azul Ultramar Escuro, Azul Celeste (que é o que deveria vir…), Verde Phthalo, Verde Véssie, Terra de Siena Natural, Terra de Siena Queimado e Terra de Sombra Natural.

Eu considero um conjunto carente de cores quentes. Senti falta do Amarelo Ocre (que poderia vir no lugar do Terra de Sombra Natural) e de um outro tom de vermelho. Além de um Cinza Payné ou Negro de Marfim, para fechar bem o conjunto.

O fator positivo, é que as cores são bem pigmentadas, vivas e intensas, além de possuirem uma boa transparência. Porém, deixam muito a desejar quando se trata de expansão.

aquarela venezia maimeri
Tabela de cores feita com as aquarelas Venezia – Maimeri

Apesar de tudo, achei elas melhores em comparação com as Pébéo, e agora elas entram no meu “Top 10” no lugar das aquarelas da Sakura, devido à melhor transparência.

Se você ainda não conferiu meu Top 10 de aquarelas, clique aqui!

Vamos agora para a prática, para ver como as aquarelas Venezia se saem. Eu recebi um kit de amostras de papéis da Hahnemühle da Papelaria Botafogo, e vou escolher um deles para fazer esta pintura. Ah, eu comprei essas tintas em outra loja, pois a Papelaria Botafogo não dispõe das aquarelas da Maimeri até o momento da data de lançamento deste vídeo.

Eu estava bastante curioso em relação a linha Watercolour, então escolhi um papel 100% algodão de 640g/m² (o papel mais pesado que já vi). Escolhi o de grano grosso, ou “torchon”, pois gosto bastante deste tipo de textura para aquarela.

papel para aquarela
Papel para aquarela da linha Watercolour 640gr, Hahnemühle

Vamos então conferir o processo!

Bom, tirando toda a problemática já mencionada, eu gostei bastante de trabalhar com a aquarela Venezia. Ela possui um bom custo-benefício, se você escolher o estojo plástico, e apresentaram um resultado bem satisfatório como um todo.

aquarela venezia
Pintura feita com as aquarelas Venezia

Na minha época de faculdade, eu sempre ouvia meus professores falando muito bem da Maimeri em relação às tintas à óleo e acrílicas. Mas o meu primeiro contato com esta marca foi agora, utilizando as aquarelas.

De qualquer forma, acho uma boa opção se você procura uma aquarela de categoria estudante, e encontrar por um preço bacana.

Então é isso! Espero que tenham gostado deste resenha e, caso você já tenha experimentado esta aquarela, conta aí nos comentários como foi a sua experiência.

Confira todo o processo na íntegra, clicando no vídeo abaixo:

Resenha completa no meu canal do YouTube!

E se você quer aprender aquarela do absoluto zero, confira o meu CURSO BÁSICO DE AQUARELA PARA INICIANTES!

Eu vou ficando por aqui! Um forte abraço a todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *