Aquarela MaimeriBlu | Resenha

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá pessoal! Hoje eu trago para vocês uma resenha sobre a aquarela da linha profissional da Maimeri: a MaimeriBlu!

Eu fiz recentemente uma resenha sobre a aquarela Venezia, que é a linha estudante da Maimeri. Se você ainda não viu, clique aqui e confira!

Eu gostei bastante das aquarelas Venezia e, como encontrei as MaimeriBlu por um preço bacana, resolvi comprar para experimentar também.

Então comprei um set avulso de pastilhas nas seguintes cores: amarelo primário, amarelo ocre, vermelho cádmio claro, laca carmesin, azul cobalto claro, azul ultramar claro (que é praticamente um azul phthalo…), violeta permanente azulado, verde permanente claro, terra verde e negro de marfim.

aquarela maimeriblu
Aquarela MaimeriBlu. Hoje em dia contam com uma nova embalagem.

A embalagem dessas pastilhas é muito fácil de retirar, não dando quase trabalho nenhum e não ficaram resquícios de cola nas mãos (coisa muito comum em aquarelas mais baratas – é só lembrar o sacrifício que foi desembalar as pastilhas da Pébéo…).

Todas as cores das aquarelas desta linha de são feitas a partir de um único pigmento, garantindo uma maior pureza (característica da maioria das aquarelas profissionais).

As cores são super pigmentadas (com exceção do terra verde, neste set que montei), muito intensas, vivas e com uma boa transparência. Dissolvem-se também com bastante facilidade e você consegue atingir um alto grau de saturação muito facilmente.

Elas só deixaram um pouco à desejar no quesito “expansão”, ficando bem próximas ao grau da Cotman e Van Gogh. Porém, o grau de saturação das MaimeriBlu é mais alto, mesmo com as cores bem diluídas. Nota-se bem isso após a secagem.

Vou colocar a tabela de cores da Venezia para vocês compararem. Porém, a única cor igual aqui é o amarelo primário. Não sei se vocês irão notar a diferença, mas “ao vivo”, nota-se uma maior intensidade no amalero da MaimeriBlu (mas a diferença não é tão gritante…).

aquarela maimeri blu maimeriblu é boa
Tabela de cores das aquarelas Venezia ao lado das MaimeriBlu

Para o nosso teste prático, eu vou utilizar o mesmo papel do teste que fiz com a Venezia: um Hahnemühle da série Watercolour, à base de algodão, porém de grano fino ou “semi-rugoso”, de 640gr. Achei um papel muito agradável de se trabalhar, pois eu gosto bastante desses papéis mais pesados, mas ainda prefiro o Leonardo, pois nas duas vezes em que eu utilizei este papel, ele acabou rasgando um pouco na hora de retirar a fita-crepe…

Bom, vamos ver como a aquarela MaimeriBlu se sai numa pintura definitiva? Então, “bora” conferir!

aquarela profissional maimeri
Resultado do teste com as aquarelas MaimeriBlu

Eu já havia mencionado na resenha das aquarelas Venezia, que gostei bastante de trabalhar com elas. Com a MaimeriBlu, não poderia ser diferente!

Vocês podem me perguntar se existe muita diferença entre elas, mas a resposta é: não! Na prática, elas se comportam de maneira muito semelhante.

Falando bem por alto, a principal diferença entre uma aquarela de categoria estudante e de categoria profissional de mesma marca, à primeira vista, é que você nota uma maior concentração de pigmento na profissional.

Mas é possível, sim, você conseguir os mesmos efeitos. Quanto ao grau de permanência e resistência à luz, é algo que você só vai notar com o tempo e as condições de armazenamento do trabalho.

Eu tenho aquarelas emolduradas e expostas desde 2012, feitas com as Cotman, que não sofreram nenhuma alteração até hoje, por exemplo. Assim como tenho guaches guardados em pastas desde 2002, feitos com as Pentel, que também não sofreram alterações.

Como eu sempre frizo aqui, não é necessário um investimento grande em tintas se você está começando.

De qualquer forma, as MaimeriBlu são uma ótima opção em se tratando de aquarelas de categoria profissional! A transparência delas me surpreendeu bastante, pois eu, inclusive, exagerei na saturação desta pintura em algumas áreas. Tanto que achei que ficariam com acabamento opaco, mas o resultado após a secagem foi excepcional!

Bom, essas foram as minhas considerações! Espero que tenham gostado de mais esta resenha!

Resenha completa sobre a aquarela MaimeriBlu no meu canal

E SE VOCÊ QUER APRENDER AQUARELA DO ABSOLUTO ZERO, SEM COMPLICAÇÕES, CONHEÇA O MEU CURSO DE AQUARELA PARA INICIANTES 2.0! LÁ VOCÊ APRENDERÁ OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA AQUARELA PARA COMEÇAR A FAZER SUAS PRÓPRIAS PINTURAS!

Eu vou ficando por aqui! Um forte abraço, tudo de melhor sempre e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *