Papel Saunders Waterford

Olá, pessoal! Hoje o nosso papo será um pouco mais informal. Se você conferiu a resenha sobre os Guaches Master Class, vai se lembrar que eu disse que iria testar esses guaches utilizando técnica de aquarela.

Aproveitando esta oportunidade, irei também experimentar o papel Saunders Waterford, da St Cuthberts Mill, empresa especializada na fabricação de papéis desde 1700.

Este bloco conta com 20 folhas, de 300g/m2, nas medidas de 31 X 23 cm e é 100% algodão. Não percebi que era grano satinado, pois gosto de papéis com mais textura, mas aí já era tarde (já tinha aberto)…

Este bloco segue o mesmo sistema dos da Hahnemühle de terem as folhas coladas. É mais chato de retirar as folhas, mas, em contrapartida, elas se mantém esticadas.

No site da St Cuthberts Mill, vocês encontram todas as informações sobre a empresa e sobre outros papéis fornecidos pela marca.

papel para aquarela resenha
Bloco de papel para aquarela Saunders Waterford

Teste prático

O Saunders Waterford é um papel bem agradável de se trabalhar. A tinta flui bem e notei ser um papel bem resistente, além de apresentar uma ondulação mínima durante o processo. Além de possuir um ótimo custo-benefício comparado à outros blocos de papéis à base de algodão. Então, fica aí a dica!

Quanto ao trabalho com o guache Master Class, usado de forma mais diluída, achei o resultado bem satisfatório! Ele se diluí muito bem em contato com a água, sendo possível trabalhar da mesma forma que a aquarela. Ah, também usei nesta pintura um pouco do guache metálico Sonnet, na cor bronze.

Caso você resolva testar guaches desta forma, lembre-se de trabalhar com um pouco mais de rapidez, pois o guache seca mais rápido que a aquarela e, claro, o acabamento será mais opaco. É óbvio dizer, mas também lembre-se de não clarear as cores com o branco, caso contrário, a opacidade da tinta irá se acentuar ainda mais!

Enfim, eu acho válido a gente experimentar todos os recursos que cada material oferece, e o guache permite várias possiblidades de efeitos. E quanto ao papel, é sempre muito bom a gente contar com novas marcas aqui no mercado nacional, ainda mais quando chegam com um custo bem competitivo! Ou seja, é mais possibilidades de escolha e de descoberta!

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado deste artigo! Eu vou ficando por aqui! Um grande abraço a todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!

 papel saunders waterford resenha
Pintura a guache feita sobre o papel Saunders Waterford

NOVO CURSO: DESCOBRINDO A PINTURA

CURSO DE AQUARELA PARA CRIANÇAS

Assista a resenha completa no meu canal do YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *