Gouache Master Class | Resenha

Olá, pessoal! José Mianutti novamente aqui para mais uma resenha de materiais artísticos! Hoje vamos falar um pouco à respeito do Gouache Master Class, linha profissional da Nevskaya Palitra!

Para quem ainda não viu a resenha dos Gouaches Sonnet, linha estudante da empresa, é só clicar aqui para conferir – ou aqui, se quiser ver o vídeo completo!

Como já fiz algumas resenhas aqui sobre os materiais da Nevskaya Palitra, é desnecessário falar à respeito da qualidade dos produtos, assim como sobre o excelente custo-benefício que eles oferecem. Então, vamos direto ao ponto!

Eu adquiri um set de 12 cores, que vêm acondicionadas em potes nesta caixa de papelão rígido. Por se tratar de uma linha profissional de guaches, acho que eles mereciam vir em potes de vidro, porém, as tintas são embaladas em potes plásticos.

Aliás, já passou da hora das empresas embalarem seus guaches em tubos: isso facilita muito na hora de dispor as cores na paleta ou godê – dispensando, assim, o uso de colher ou espátula para se retirar as tintas… A Lukas e a Winsor & Newton, por exemplo, já entenderam esta questão.

guache master class
Set de 12 cores dos Guaches Master Class

Tabela de cores

As cores que compõe este set são: branco de zinco, amarelo claro, ocre dourado, laca profundo, vermelho, azul da prússia, azul ultramar, violeta escuro, verde brilhante, verde escuro (tom bem semelhante ao verde musgo e verde oliva), terra de sombra queimada e negro de fumo.

É uma paleta de cores bem completa, possuindo praticamente todos os tons que costumo trabalhar. Gostei bastante da variedade de tons de vermelho, azul e verde, pois contam com tons bem contrastantes destas cores – um tom claro e outro bem mais escuro de cada cor.

As cores são bem vivas e vibrantes. Nota-se também uma alta concentração de pigmento – e pigmento de boa qualidade. As cores se diluem facilmente em contato com a água e, numa primeira impressão, vejo ser possível trabalhar muito bem com estes guaches usando técnicas de aquarela (que comprovarei num teste futuro).

O ponto negativo, é que achei que o grau de consistência destas tintas varia muito de uma cor para outra. Isto acontece com outras marcas, mas nunca vi desta forma! O violeta, por exemplo, apresenta uma consistência semelhante à graxa, enquanto que o branco é muito líquido.

Isto pode ser resolvido retirando o aglutinante que se desprende e deixando o pote aberto até que se chegue na consistência desejada. Mas para eu, que sempre procuro trabalhar com as tintas da forma que chegam em minhas mãos, vai ser um desafio…

guache master class nevskaya palitra
Tabela de cores feitas com os Guaches Master Class

Teste prático com o Guache Master Class

Vamos agora ao teste prático, para ver como os guaches Master Class se saem numa pintura definitiva. Eu estou utilizando o papel Acryl, da Hahnemühle, mas acho que um papel para aquarela – de textura satinada ou grano fino – seria o ideal para se trabalhar com estes guaches…

Como o Acryl é menos absorvente, tive uma dificuldade maior em cobrir o fundo da pintura, pois estes guaches trazem uma transparência acentuada quando aplicados em superfícies mais lisas. Não me recordo de os outros guaches que possuo se comportarem desta forma sobre este papel…

Outra dificuldade que tive durante o processo, foi o de trabalhar com o branco: mesmo misturando bem a cor com o cabo do pincel no início, ele continuou muito líquido – reduzindo demais o seu poder de cobertura.

Em casos como este, eu o substituiria imediatamente por um branco de outra marca. Mas como o teste aqui deve se limitar ao guache Master Class, tive que me habituar à ele. Isto resultou num processo muito mais demorado e, consequentemente, num resultado menos satisfatório (sob o meu ponto de vista).

Resultado

E aí está o resultado de uma pintura feita com os guaches Master Class! O que vocês acharam?

guache master class resenha
Resultado do teste com os Guaches Master Class

Como mencionei, tive muita dificuldade em trabalhar com o branco – o que me gerou uma dor de cabeça imensa durante o processo…

Tirando esta questão, o guache Master Class é sensacional! O grau de saturação das cores é imenso e a pureza dos pigmentos utilizados nas cores é notável! As cores não possuem aquela artificialidade presente em guaches mais baratos, o que reforça aquela certeza de estarmos trabalhando com cores feitas a partir de pigmentos naturais de altíssima qualidade.

Aguardem o meu “Top Guaches” – assim que eu adquirir mais – para eu fazer as devidas comparações…

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado de mais esta resenha! Eu vou ficando por aqui, um grande abraço à todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!

NOVO CURSO: DESCOBRINDO A PINTURA

CURSO DE AQUARELA PARA CRIANÇAS

Assista na íntegra a resenha sobre os Guaches Master Class!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *