Olá, pessoal! José Mianutti aqui novamente trazendo mais uma resenha sensacional! Desta vez, vamos falar à respeito do Giz Pastel Profissional da Lukas!
A Lukas é uma marca bastante conhecida por vocês, principalmente pelas aquarelas, que foram já bastante comentadas e difundidas por diversos canais do YouTube. Eu, inclusive, já fiz a resenha delas aqui. Clique aqui e confira! Além do que, as aquarelas da Lukas estão entre o meu “Top 10”. Também fiz a resenha dos guaches da Lukas e me surpreendi com a qualidade!
Bom, eu recebi algumas cores de giz pastéis da Lukas do Brasil, que é a representante oficial da marca em nosso país. No site, você encontrará a linha completa de materiais disponíveis.
Apresentação do Giz Pastel Lukas
Os pastéis vieram acondicionados em caixas com proteção de espuma, já que se tratam de materiais muito frágeis e se quebram com facilidade. Eles chegaram intactos, mesmo passando pelo nosso “cuidadoso” sistema de correios, pois vieram muito bem embalados.
Eu recebi as seguintes cores: amarelo brilhante, amarelo ocre dourado, vermelho genuíno, violeta púrpura, azul celeste e verde veronese.
Eu costumo retirar totalmente a embalagem dos gizes, pois trabalho bastante com a lateral deles também. Não tive nenhuma dificuldade em retirar, pois em algumas marcas elas vem muito coladas.
Obviamente, alguns quebraram durante este processo, mas já era de se esperar, pois é algo praticamente impossível de não acontecer.
Teste comparativo
Comecei a fazer um teste rápido, comparando os giz pastel da Lukas com os da Koh-I-Noor, que é a marca de pastel que costumo trabalhar.
De cara eu percebi a diferença de textura entre eles: os da Lukas são mais macios e, por isso, não arranham o papel durante a pintura. Quem já usou giz pastel, sabe que eles possuem uma consistência parecida com giz de quadro-negro. Sabe quando o giz arranha o quadro e faz aquele barulho que chega a arrepiar a alma? Então, é disto que estou falando…
Quando o giz é macio, ele espalha o pigmento mais facilmente ao passar os dedos sobre a pintura.
Ah, lembre-se de sempre guardar os pastéis em local seco, para não absorverem umidade e, assim, evitar que isto aconteça!
Também notei uma maior concentração de pigmento, pois as cores são mais vivas e intensas em relação aos da Koh-I-Noor.
Lembrando que estou comparando dois materiais de iguais características: giz pastel seco suave, pois existem os pastéis “duros”, que possuem uma maior concentração de aglutinante e formam marcas mais “fortes”, difíceis de misturar.
Teste prático com o Giz Pastel Lukas
Vamos agora ao teste prático para ver como o Giz Pastel Lukas se sai em uma pintura definitiva. Eu costumo utilizar papéis para desenho quando trabalho com pastel. Mas existem papéis específicos, como o Velour, da Hahnemühle.
Neste caso, em particular, eu vou utilizar a parte de trás deste bloco, que é feita de papelão, e serve muito bem como superfície de pintura com pastel – e, se você passar uma camada de gesso acrílico ou uma mistura de tinta látex com cola branca, servirá também como superfície de pintura com tinta acrílica, guache ou mesmo tinta à óleo.
Resultado
E aí está o resultado de uma pintura feita com os pastéis da Lukas! Como não recebi o branco – que costumo utilizar muito em meus trabalhos – tive que usar o da Koh-I-Noor para acentuar o contraste, caso contrário, a pintura ficaria sem vida.
De qualquer forma, foi uma grata surpresa conhecer este material! E para quem quer utilizar um giz de qualidade superior, fica aí a dica! Garanto que vocês irão gostar!
E se você quer aprender a pintar com giz pastel, mas não sabe por onde começar, eu te convido a conhecer o meu CURSO, onde você irá descobrir como usar giz pastel do absoluto zero!
Espero que tenham gostado desta resenha! Um grande abraço a todos! Tudo de melhor sempre e até a próxima!
Link permanente
Gostaria de matricular minha neta de 9 anos de idade no curso de desenhos devido ela gostar e ter muito jeito para desenhar. Além disso, ela tem vontade de aprofundar nesta área.
Link permanente
Olá, Suely!!!
Confira este link: https://euquedesenhei.com/curso-de-aquarela-para-criancas
Link permanente
Eu fiz vários cursos do professor mianutti, manja muito