A importância do esboço

Tempo de leitura: 2 minutos

Praticando um pouco todos os dias, você logo supera a fase dos rabiscos e começa a desenhar de verdade. Quanto mais você treinar no seu bloco de esboços (que pode ser até um caderno escolar de desenho), melhores serão os resultados.

Tenha sempre à mão o bloco. Você verá que muitos motivos (temas) vão despertar seu interesse. Rabisque-os à vontade, pois o bloco serve justamente para exercitar a técnica. O ideal é praticar pelo menos quinze minutos por dia.

O bloco é perfeito para desenvolver e testar novas ideias, ou diferentes formas de compor e colorir seus desenhos. Não tenha medo de experimentar: o bloco foi feito para isso. Algumas de suas ideias talvez não resulte em grande coisa; outras poderão desdobrar-se em novas possibilidades a serem exploradas.

O bloco também é ótimo para anotar e rascunhar tudo o que lhe pareça interessante. Com ele por perto você estará sempre preparado para uma ocasião em que a luz esteja propícia, os objetos na posição exata e as cores na combinação adequada.

Algumas anotações rabiscadas rapidamente poderão ajudá-lo, mais tarde, a transformar seu esboço em um desenho acabado.

Experimente esboçar um objeto ou cena em quatro ocasiões diferentes – no mesmo dia ou ao longo da semana. Ao comparar os esboços, você vai ver que os últimos serão bem mais soltos e desinibidos.

Todos os exercícios de composição, traço e cor poderão ser utilizados, no futuro, como pontos de referência ou inspirações para novos desenhos e pinturas.

O bloco é o ideal para ajudá-lo a desenvolver sua autoconfiança. Até artistas experientes sentem-se, às vezes, intimidados diante de uma folha de papel em branco ou de uma tela virgem. O bloco oferece a você a possibilidade de treinar em papel barato.

É o esboço adequado para desenvolver a criatividade e um estilo pessoal. À medida que você for trabalhando com maior velocidade, a rigidez dos primeiros traços irá desaparecendo.

Cada vez mais a forma de expressar tudo o que você vê e sente se tornará um ato intuitivo. Assim, o bloco de esboço vale por um diário que registra seus progressos e conta sua trajetória como artista.

Curso Básico de Desenho para Iniciantes: https://www.udemy.com/curso-basico-de-desenho
Curso de Aquarela para Iniciantes: http://www.udemy.com/curso-de-aquarela

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *