Como melhorar seu desenho em 6 dias – Dia 5

Tempo de leitura: 1 minuto

Dia Cinco – Construindo o desenho a partir de formas básicas

Continuando nossa série sobre como melhorar seu desenho em 6 dias! Caso não tenha conferido o dia 4, clique aqui!

Os assuntos que desenhamos são tridimensionais. Em um desenho, devemos criar a ilusão de que eles são realmente tridimensionais. Fazemos isso parcialmente através do uso de tons e perspectiva. Mas pode ser útil reconhecer primeiro a forma simplificada do objeto.

Lembre-se do que abordamos no terceiro dia, quando discutimos sobre como encontrar formas simplificadas em um assunto mais complexo. Se simplificarmos a forma do motivo inicialmente, teremos uma chance maior de criar a ilusão de sua forma definitiva no desenho. Assim, podemos simplificar o assunto a partir de suas formas básicas, como no exemplo abaixo:

Desenho com formas básicas

Podemos desenhar as formas básicas primeiro e “esculpir” os detalhes à medida que adicionamos os contornos. 

Agora, essa ideia não precisa se limitar a formas retangulares. Também podemos aplicar formas arredondadas desenhando cilindros e esferas. E assim como reunimos formas básicas, também podemos combinar formas simples para criar uma forma mais complexa que se assemelha mais ao assunto.

Abaixo, você encontrará alguns motivos para praticar no dia cinco. Você pode adicionar sombreamento, se quiser, mas a parte mais importante deste exercício é desenhar as formas básicas e “esculpir” os contornos.

desenho com formas básicas
desenho com formas básicas
desenho com formas básicas

No vídeo abaixo, mostro um exemplo prático e bem simples de como desenhar um objeto a partir de suas formas básicas simplificadas. Veja e pratique! =D

Aproveite e se inscreva no meu canal do YouTube! Lá você encontra essa e muitas outras dicas para melhorar seu desenho!

Estas foram as orientações para o quarto dia. Fique ligado aqui no site, que postaremos as demais dicas de como melhorar seu desenho na sequência!!! =D

E se você quer aprender a desenhar do absoluto zero, sem enrolação, acesse o link abaixo:

Curso Básico de Desenho para Iniciantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *