Como melhorar seu desenho em 6 dias – Dia 4

Tempo de leitura: 2 minutos

Dia 4 – Sombreamento

Continuando nossa série sobre como melhorar seu desenho em 6 dias! Caso não tenha conferido o dia 3, clique aqui!

Desenhar linhas e formas é uma coisa, mas para criar uma ilusão convincente de forma, volume e luz em um desenho, precisamos adicionar sombreamento.

Sombreamento é um termo que deve ser bastante explorado. Isso não quer dizer que devamos simplesmente acrescentar tons escuros ao desenho. Sombreamento refere-se ao desenvolvimento da ilusão de luz e forma sobre o assunto. Isso é conseguido através da manipulação de tons.

Tom refere-se à escuridão ou claridade de uma cor. Portanto, “sombreamento” não é apenas sobre tons mais escuros, mas sobre o relacionamento criado entre as áreas mais escuras e mais claras do assunto. Se estivermos usando um meio mais escuro, como o grafite, criamos a ilusão de tons mais claros, desenvolvendo os tons mais escuros ao seu redor. Então, em essência, “sombreamento” é simplesmente desenvolver uma gama de tons sobre o assunto.

como sombrear desenho

Tons mais leves geralmente são usados ​​para comunicar os realces e os locais onde a luz está atingindo o assunto. Tons mais escuros são usados ​​para comunicar os locais das sombras. A localização dos tons mais claros e mais escuros sobre o assunto informa o espectador sobre a luz. E quando a luz dentro da cena é retratada de maneira precisa, a ilusão da forma do objeto também é comunicada.

Isso significa que “sombreamento”, ou mais precisamente, agregar tons, é super importante para criar um desenho bem-sucedido.

No quarto dia, nosso foco está no tom. Mais especificamente, focaremos no desenho de formas básicas e usaremos tons para criar uma ilusão precisa.

Isso pode parecer um exercício simples (e é), mas também é muito eficaz. Concentre-se em criar tons precisos ao desenhar essas formas. Além disso, preste atenção na criação de uma gama completa de tom. Em outras palavras, verifique se cada uma das formas que você desenha possui tons escuros, tons claros e tons médios.

sombreamento no desenho

Além disso, preste atenção às formas das sombras projetadas que são criadas. Você pode usar a escala de tons abaixo para fazer comparações com os valores observados e o que adicionar ao seu desenho.

escalas de tom tonais

Abaixo, encontra-se uma foto de referência que pode ser usada para praticar o desenho de formas básicas.

desenho de luz e sombra

Estas foram as orientações para o quarto dia. Fique ligado aqui no site, que postaremos as demais dicas de como melhorar seu desenho na sequência!!! =D

E se você quer aprender a desenhar do absoluto zero, sem enrolação, acesse o link abaixo:

Curso Básico de Desenho para Iniciantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *