Aquarela Giotto – Resenha

Olá, pessoal! Como estão? Hoje trago a vocês a resenha sobre a Aquarela Giotto!

aquarela giotto
Estojo das aquarelas Giotto com 12 cores em pastilhas

A Giotto é uma marca italiana de materiais artísticos voltados ao público escolar, que inclui lápis de cor, giz de cera, canetinhas, guache, entre outras coisas. Leva o nome em homenagem ao pintor e arquiteto pré-renascentista italiano Giotto di Bondone, que viveu entre 1266 e 1337.

Eu adquiri um estojo de 12 cores – incluindo o branco – que acompanha um pincel redondo nº 3, que me pareceu ter uma qualidade bacana.

As cores que compõem este set não são nominadas no estojo, mas vamos a elas: amarelo, laranja, vermelho, magenta, violeta, marrom, verde claro, verde escuro, azul claro, azul escuro, preto e branco.

Tabela de cores com a aquarela Giotto

Como de costume, eu sempre faço uma tabela de cores com todas as marcas de aquarela que possuo. Isto serve para prever como as cores irão se comportar, como é a diluição, saturação, opacidade, etc. Além de servir para comparar com outras marcas e demais referências futuras.

aquarela giotto é boa
Tabela de cores da aquarela Giotto

Bom, o primeiro contato com as aquarelas Giotto foi bastante positivo: as cores se diluem com facilidade, não sendo necessário esfregar o pincel muitas vezes sobre as pastilhas. Deste modo, é fácil conseguir uma boa saturação.

As cores são bem vivas e bonitas – obviamente levando-se em consideração a faixa de preço – e a seleção de cores é muito bem equilibrada. Porém, como também era de se esperar, elas não expandem e possuem um acabamento opaco.

Mas comparadas às outras aquarela escolares que testei até o momento, elas só perdem para a Pelikan. Sendo assim, o custo-benefício da Giotto é excelente!

Teste prático com as aquarelas Giotto

Vamos agora para a prática, para ver como a aquarela Giotto se sai numa pintura definitiva! Eu estou usando um papel à base de algodão, o Cézanne. Eu sempre friso sobre a importância do papel na aquarela: papel é 70% para uma aquarela de sucesso… rsrs.

Eu achei que teria mais dificuldades em fazer um trabalho como este, mas a tinta se comportou bem durante o processo. Consegui fazer algumas correções sem dificuldades, consegui boa saturação quando precisei e até consegui umas manchas bem interessantes!

E aí está o resultado!

aquarela giotto resenha
Pintura feita com a aquarela Giotto

E aí, gostou do resultado? Espero que sim!

Obviamente, o papel ajudou muito! Mas, como sempre digo, não desanime de aprender aquarela se você não tem condições de comprar materiais caros – e aqui no Brasil são absurdamente caros mesmo!

Comece com o que tem, mas comece! E insista, pois somente com treino e constância a gente consegue atingir bons resultados, não é mesmo?

Então é isso! E vou ficando por aqui! Muito obrigado pela companhia, tudo de melhor sempre, um grande abraço e até a próxima!!!

QUER APRENDER AQUARELA, MAS NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR? CLIQUE AQUI E DESCUBRA COMO! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *