10 Técnicas básicas de aquarela para iniciantes

Tempo de leitura: 5 minutos

curso de aquarela

A aquarela tem sido um meio de expressão favorito de entusiastas e artistas profissionais. Embora você só precise de pincel e tintas para começar, a aquarela é um material com muitas possibilidades criativas. 

Ao incorporar suprimentos domésticos em sua pintura, você pode criar trabalhos com texturas interessantes e cores fluidas e despreocupadas, que mostram os melhores atributos desta técnica.

Materiais comuns para técnicas básicas de aquarela

Você não precisa procurar muito para obter outros suprimentos para as técnicas de pintura em aquarela. Na verdade, você provavelmente tem alguns deles em sua casa agora. Além de um conjunto de tintas, papel e pincéis em vários tamanhos, você precisará também:

  • Sal de cozinha
  • Fita adesiva ou máscara líquida: Ambos os itens serão usados ​​para mascarar o papel, para isolar algumas áreas. Eles funcionam de maneira semelhante, embora a máscara líquida seja pintada no papel e tenha mais flexibilidade. Por outro lado, a fita adesiva é mais fácil de aplicar, mas funciona melhor se você estiver trabalhando com linhas retas e rígidas.
  • Plástico
  • Agulha de costura, espátula ou estilete
  • Álcool

Vamos então à prática!!!

1 – Aguada plana

aquarela
Imagem: Instagram

Uma aguada plana compõe a maioria das pinturas em aquarela. É a técnica mais básica deste tipo de pintura. 

Simplesmente mergulhe o pincel em água e tinta e espalhe-o sobre a superfície desejada. (Isso é chamado de aguada.) O importante é garantir que sua cor pareça uniforme – uma aguada plana deve aparecer como uma única tonalidade sólida no papel.

2 – “Molhado no seco”

como pintar com aquarela
Imagem: Instagram

“Molhado no seco” é outra abordagem fundamental. É criado pintando uma aguada no papel. Depois de seco, pinte por cima. Como a aquarela é translúcida, você provavelmente verá a camada inferior por trás desse novo traçado.

3 – Aguada em degradé

como usar aquarela
Aquarela de José Mianutti: para pintar este céu, o artista utilizou uma aguada em degradé.

Uma aguada em degradé mostra uma transição do escuro para o claro (ou vice-versa). 

Comece pintando a área escura: carregue o pincel com mais pigmento e arraste-o pelo papel. Na próxima passagem, adicione mais água ao pigmento e passe-o pelo papel para que ele se sobreponha levemente à sua primeira linha. 

Os dois grupos começarão a convergir e se unirão numa transição suave (ou mais abrupta, dependendo da sua intenção). Repita esse processo, adicionando cada vez mais água ao pigmento, até obter o intervalo de tons desejado.

4 – “Molhado no molhado”

pintura em aquarela
Imagem: Instagram

A técnica “molhado sobre molhado” mostra a melhor característica da aquarela: sua capacidade de criar belas aguadas etéreas. 

Para produzir essa técnica, basta molhar parte do papel com o pincel (você pode usar água ou um pouco de pigmento.) Em seguida, mergulhe o pincel em outra cor e pontue-o levemente na área molhada e observe como o pigmento se espalha.

5 – Pincel seco

curso de aquarela
Técnica do pincel seco

O pincel seco é a técnica que traduz exatamente o que o nome sugere: pegue um pincel seco e carregue-o com pouca tinta. Depois, espalhe-o sobre um pedaço de papel seco. O resultado será uma marca altamente texturizada, ótima para sugerir textura de madeira, troncos de árvores, pedras, cabelos, etc.

6 – Fita adesiva ou máscara líquida

como desenhar e pintar flores
Aquarela de José Mianutti: para pintar este campo florido, o artista isolou previamente o contorno das flores com máscara líquida para preservar as áreas e pintá-las em separado após cobrir o fundo.

A máscara líquida, ou a fita adesiva, atua como isolante à aquarela. Aplique este material em locais onde você não deseja cobrir com pigmento. 

Quando a aquarela estiver seca, retire a máscara ou a fita adesiva do papel. Você verá a área que foi isolada totalmente branca e livre de tinta. Essa é uma ótima solução para preservar o branco do papel durante o processo da pintura.

7 – Sal de cozinha

como pintar com aquarela
Aquarela de José Mianutti: o artista usou sal de cozinha nesta pintura de galáxia para criar texturas variadas.

Quando aplicado à aquarela ainda úmida, o sal absorve parte da cor e cria um efeito de aparência arenosa na pintura. 

Comece fazendo uma aguada densa de pigmento, em seguida, espalhe o sal por cima. Quando a pintura estiver completamente seca (é melhor esperar algumas horas), raspe o sal do papel.

8 – Plástico

como usar aquarela
Imagem: Google

A técnica em que se utiliza um material plástico para texturizar a pintura é semelhante a técnica anterior. 

Como o método do sal, inicia-se com uma aguada mais saturada. Em seguida, coloque uma folha de filme plástico (ou mesmo uma sacola) amassado sobre a pintura. Aguarde a tinta secar completamente. O pigmento se acumula sob o plástico e cria uma textura interessante.

9 – Álcool

tinta aquarela
Imagem: Instagram

Tinta aquarela e álcool são semelhantes a óleo e água. Depois de pintar uma aguada, borrife álcool na superfície ainda úmida. Isso criará um efeito atraente que lembra o tie-dye.

10 – Raspagem

pintura aquarela
A raspagem também pode ser utilizada em outras técnicas de pintura, como neste guache de José Mianutti.

A Raspagem, ou sgraffito, envolve em arranhar o papel para criar pequenos recuos. 

Comece pintando uma área onde você quer que a textura fique arranhada. Com a tinta seca, pegue uma agulha de costura (ou outro objeto pontiagudo) e arraste-a pelo papel.

GOSTOU DESSAS DICAS? QUER SABER MAIS? ENTÃO ACESSE OS MEUS CURSOS DE DESENHO E PINTURA NO MENU LATERAL DO SITE OU NO MENU SUPERIOR. TODOS OS CURSOS SÃO VOLTADOS AOS INICIANTES!!!

INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE: http://www.youtube.com/mianutti

4 Comentários



  1. Excelente matéria! Não só para iniciantes, ainda trás esclarecimentos, detalhes e dicas aos experientes. Abraços a todos os Aquarelistas. Sucesso. Neri.

    Responder

  2. A matéria trás esclarecimentos para todos que desejam aventurar-se na técnica da aquarela ! Sucesso. Neri.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *