Aquarela Pelikan | Resenha

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá pessoal! Hoje eu trago a vocês a resenha da aquarela Pelikan!

A Pelikan é uma empresa alemã de materiais escolares e de escritório, fundada em 1838. Ela se destaca, sobretudo, na fabricação de canetas dos mais diversos tipos, sendo então seu “carro-chefe”.

Estojo de aquarela da Pelikan
Estojo de aquarela da Pelikan

No site da Pelikan, é deixado bem claro que os materiais de pintura da empresa são de linha escolar.

Tendo isso em mente, vamos às minhas impressões:

Começando pelo estojo, que é muito bonito! Feito com um plástico bem rígido que comporta um godê na parte interna. As laterais do estojo se destacam e formam dois recipientes para água: um pode ser usado para diluição das tintas e outro para limpeza dos pincéis – achei esse design genial!

Eu comprei um estojo com 12 cores, mas há também a opção de 24 cores. As cores que compõe este set são: amarelo, vermilion, carmin, violeta, azul ultramar, azul da prússia, verde azulado (que fica entre um verde hooker e um verde esmeralda), verde amarelado (parecido com verde de cromo pálido), terra de sombra natural, terra de siena queimado, amarelo ocre e negro de fumo.

Estojo de 12 cores da aquarela Pelikan
Estojo de 12 cores da aquarela Pelikan

Eu acabei confundindo a ordem das cores aqui na minha tabela, pois segui as orientações do folheto e na paleta as cores estavam invertidas. Então troquei o terra de sombra natural pelo amarelo ocre…

Bom, as pastilhas possuem aquele aspecto fosco, caraterístico de aquarelas escolares mesmo, o que me deixou com o “pé atrás” no início. Porém, conforme fui experimentando, notei que elas se diluem com bastante facilidade, não deixando resíduos após a secagem.

As cores são muito vivas e intensas: você consegue um grau de saturação bem alto com facilidade, porém, elas tem um acabamento bem opaco (no mesmo nível da Art Creation e Koh-I-Noor, por exemplo).

As cores se fixam bem e você consegue trabalhar com camadas, sem problemas, como as Art Creation permitem. Já as Koh-I-Noor…

Tabela de cores feita com as aquarelas Pelikan
Tabela de cores feita com as aquarelas Pelikan

E, levando-se em conta que se trata de uma aquarela escolar, ela possui uma excelente expansão! Algumas cores chegam a impressionar neste quesito.

Vamos agora para a prática conferir como a aquarela Pelikan se sai numa pintura definitiva.

Eu resolvi fazer uma pintura mais solta, mais “manchada”, para aproveitar essa expansão que ela oferece. Sugiro que vocês também criem o costume de fazer pinturas neste estilo de vez em quando, para se soltar mais.

Às vezes é bom trabalhar desta forma, deixando a tinta trabalhar por si em vez de tentar ter o controle absoluto sobre o material. A aquarela é a tinta que melhor oferece essa oportunidade, então, vamos aproveitar essa característica tão própria dela!

E aí está o resultado final de um trabalhinho feito com a aquarela Pelikan!

Pintura feita com as aquarelas Pelikan
Pintura feita com as aquarelas Pelikan

Eu posso dizer que ela me surpreendeu, pois não esperava esse tipo de resultado, sobretudo no fator saturação – ou seja, é uma tinta com ótimo rendimento! Além dela ter uma expansão muito bacana para uma aquarela escolar.

Não há muito tempo atrás, pelo preço dessas, você conseguia comprar um estojo da Van Gogh. Mas como os materiais artísticos estão subindo de uma forma absurda, ela hoje se encaixa numa aquarela de bom custo-benefício, ficando aí “pau a pau” em relação a Aquafine, inclusive.

Então é isso! Essas foram as minhas impressões em relação a aquarela Pelikan! Espero que tenham gostado desta resenha e, se você já utilizou essa aquarela, comenta aí para eu saber o que você achou delas!

Confira a resenha da Aquarela Pelikan na íntegra!

Conheça o CURSO DE AQUARELA BOTÂNICA e aprenda os processos para criar ilustrações de composição botânica de maneira fácil e precisa!!!

Eu vou ficando por aqui! Um grande abraço a todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *