Pablo Picasso: Obras que entraram para domínio público em 2019

pablo picasso
Rapaz levando um cavalo (1905 – 06)
Museu de Arte Moderna de Nova York.

Em 1º de janeiro de 2019, um grupo de imagens de obras de Pablo Picasso entrou para domínio público nos Estados Unidos. Uma seleção pequena, mas significativa, será totalmente gratuita para reutilização e publicação de qualquer tipo.

De acordo com a lei de direitos autorais, pela primeira vez em vinte anos, milhares de livros estarão livres desses direitos. Entre eles está uma obra do poeta, artista e escritor francês Jean Cocteau, um homem com quem Picasso compartilhou uma longa amizade. 

O pequeno e despretensioso livro, intitulado simplesmente Picasso, inclui um total de 14 obras do artista. Alguns desses 14 trabalhos foram publicados antes de 1923, porém, eles não são o foco deste artigo – este artigo é sobre o novíssimo (até 2019) de obras livres de direitos autorais.

picasso
Livro de Jean Cocteau

O livro inclui a obra do Período Rosa Rapaz levando um cavalo, uma obra cuja influência de Cézanne e El Greco é claramente visível. A propriedade deste trabalho foi calorosamente debatida quando, em 2007, tanto o Museu de Arte Moderna quanto a Fundação Solomon R. Guggenheim recorreram para que fossem declarados proprietários legítimos da tela. 

O assunto foi resolvido fora do tribunal e a peça permaneceu com o MoMA. Agora, ao entrar no domínio público, a imagem pode ter novas implicações à medida que sua representação se torna propriedade pública.

De fato, todas as imagens presentes aqui neste artigo estão livres de direitos autorais.

pablo picasso
O Reservatório, Horta de Ebro (1909) 
Museu de Arte Moderna, Nova Iorque
pablo picasso
Vidro, Guitarra e Garrafa (1913) 
Museu de Arte Moderna, Nova Iorque
pablo picasso
Guitarra (1912)

A famosa Guitarra, uma “assemblagem” de Picasso, também aparece no livro de Cocteau. Foi um trabalho que marcou a primeira incursão do artista em assemblagem, divertindo seus amigos que perguntaram se era pintura ou escultura. Na verdade, existem muitas versões deste trabalho, portanto, se você for usá-lo, tenha cuidado extra.

Glass, Guitar e Bottle, considerada uma das obras mais complexas do período do Cubismo Sintético no uso de materiais e diferentes efeitos, também apareceram no texto de Cocteau.

pablo picasso
Saltimbanco sentado com braços cruzados (1923) . Museu de Arte Bridgestone, Tóquio, Japão
pablo picasso
Busto de Nu Feminino (Buste de nu feminin) (1921)
pablo picasso
Mãe e Filho (Mere et enfant) (1921) 
O Instituto de Arte de Chicago

Um dos trabalhos posteriores apresentados no livro de Cocteau é Saltimbanco Sentado com Braços Cruzados. À medida que o trabalho entra no domínio público, esse acrobata brota das páginas de um livro empoeirado e se junta às capas de iPhone juntamente à outras obras de artistas como Munch, Van Gogh e Klimt, além de capas para almofadas que aparecem à venda on-line.

pablo picasso
Retrato de Pablo Picasso

Também entrando em domínio público é esta fotografia de Picasso, por Man Ray (1923).

ACESSE OS MEUS CURSOS DE DESENHO E PINTURA NO MENU LATERAL DO SITE OU NO MENU SUPERIOR. TODOS OS CURSOS SÃO VOLTADOS AOS INICIANTES!!!

INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE: http://www.youtube.com/mianutti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *