Em 1º de janeiro de 2019, um grupo de imagens de obras de Pablo Picasso entrou para domínio público nos Estados Unidos. Uma seleção pequena, mas significativa, será totalmente gratuita para reutilização e publicação de qualquer tipo.
De acordo com a lei de direitos autorais, pela primeira vez em vinte anos, milhares de livros estarão livres desses direitos. Entre eles está uma obra do poeta, artista e escritor francês Jean Cocteau, um homem com quem Picasso compartilhou uma longa amizade.
O pequeno e despretensioso livro, intitulado simplesmente Picasso, inclui um total de 14 obras do artista. Alguns desses 14 trabalhos foram publicados antes de 1923, porém, eles não são o foco deste artigo – este artigo é sobre o novíssimo (até 2019) de obras livres de direitos autorais.
O livro inclui a obra do Período Rosa Rapaz levando um cavalo, uma obra cuja influência de Cézanne e El Greco é claramente visível. A propriedade deste trabalho foi calorosamente debatida quando, em 2007, tanto o Museu de Arte Moderna quanto a Fundação Solomon R. Guggenheim recorreram para que fossem declarados proprietários legítimos da tela.
O assunto foi resolvido fora do tribunal e a peça permaneceu com o MoMA. Agora, ao entrar no domínio público, a imagem pode ter novas implicações à medida que sua representação se torna propriedade pública.
De fato, todas as imagens presentes aqui neste artigo estão livres de direitos autorais.
A famosa Guitarra, uma “assemblagem” de Picasso, também aparece no livro de Cocteau. Foi um trabalho que marcou a primeira incursão do artista em assemblagem, divertindo seus amigos que perguntaram se era pintura ou escultura. Na verdade, existem muitas versões deste trabalho, portanto, se você for usá-lo, tenha cuidado extra.
Glass, Guitar e Bottle, considerada uma das obras mais complexas do período do Cubismo Sintético no uso de materiais e diferentes efeitos, também apareceram no texto de Cocteau.
Um dos trabalhos posteriores apresentados no livro de Cocteau é Saltimbanco Sentado com Braços Cruzados. À medida que o trabalho entra no domínio público, esse acrobata brota das páginas de um livro empoeirado e se junta às capas de iPhone juntamente à outras obras de artistas como Munch, Van Gogh e Klimt, além de capas para almofadas que aparecem à venda on-line.
Também entrando em domínio público é esta fotografia de Picasso, por Man Ray (1923).
CURSO DE GUACHE PARA INICIANTES
CURSO DE AQUARELA PARA INICIANTES
CURSO DE AQUARELA PARA CRIANÇAS
INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE: http://www.youtube.com/mianutti