
Museu de Arte Moderna de Nova York.
Em 1º de janeiro de 2019, um grupo de imagens de obras de Pablo Picasso entrou para domínio público nos Estados Unidos. Uma seleção pequena, mas significativa, será totalmente gratuita para reutilização e publicação de qualquer tipo.
De acordo com a lei de direitos autorais, pela primeira vez em vinte anos, milhares de livros estarão livres desses direitos. Entre eles está uma obra do poeta, artista e escritor francês Jean Cocteau, um homem com quem Picasso compartilhou uma longa amizade.
O pequeno e despretensioso livro, intitulado simplesmente Picasso, inclui um total de 14 obras do artista. Alguns desses 14 trabalhos foram publicados antes de 1923, porém, eles não são o foco deste artigo – este artigo é sobre o novíssimo (até 2019) de obras livres de direitos autorais.

O livro inclui a obra do Período Rosa Rapaz levando um cavalo, uma obra cuja influência de Cézanne e El Greco é claramente visível. A propriedade deste trabalho foi calorosamente debatida quando, em 2007, tanto o Museu de Arte Moderna quanto a Fundação Solomon R. Guggenheim recorreram para que fossem declarados proprietários legítimos da tela.
O assunto foi resolvido fora do tribunal e a peça permaneceu com o MoMA. Agora, ao entrar no domínio público, a imagem pode ter novas implicações à medida que sua representação se torna propriedade pública.
De fato, todas as imagens presentes aqui neste artigo estão livres de direitos autorais.

Museu de Arte Moderna, Nova Iorque

Museu de Arte Moderna, Nova Iorque

A famosa Guitarra, uma “assemblagem” de Picasso, também aparece no livro de Cocteau. Foi um trabalho que marcou a primeira incursão do artista em assemblagem, divertindo seus amigos que perguntaram se era pintura ou escultura. Na verdade, existem muitas versões deste trabalho, portanto, se você for usá-lo, tenha cuidado extra.
Glass, Guitar e Bottle, considerada uma das obras mais complexas do período do Cubismo Sintético no uso de materiais e diferentes efeitos, também apareceram no texto de Cocteau.



O Instituto de Arte de Chicago
Um dos trabalhos posteriores apresentados no livro de Cocteau é Saltimbanco Sentado com Braços Cruzados. À medida que o trabalho entra no domínio público, esse acrobata brota das páginas de um livro empoeirado e se junta às capas de iPhone juntamente à outras obras de artistas como Munch, Van Gogh e Klimt, além de capas para almofadas que aparecem à venda on-line.

Também entrando em domínio público é esta fotografia de Picasso, por Man Ray (1923).
CURSO DE GUACHE PARA INICIANTES
CURSO DE AQUARELA PARA INICIANTES
CURSO DE AQUARELA PARA CRIANÇAS
INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE: http://www.youtube.com/mianutti