Olá pessoal! Bem-vindos a mais uma resenha de materiais artísticos! Hoje falarei a respeito da aquarela Aquafine: linha “estudante” das aquarelas da Daler Rowney!
A Daler Rowney é uma empresa inglesa de materiais artísticos, fundada em 1783, levando apenas o nome “Rowney” pertencente aos seus fundadores Richard e Thomas Rowney até o ano de 1983, quando foi vendida para a Daler Board Company (empresa com longa tradição na fabricação de papéis e pincéis).
Eu adquiri uma seleção de 10 cores que vem acondicionadas neste estojo metálico, juntamente com um pequeno pincel redondo nº 4. As pastilhas não vem embaladas individualmente, mas são cobertas por uma proteção de acetato contendo o nome da cor, número e grau de permanência.
Achei o estojo bem bonito e compacto e, apesar de estranha à primeira vista, esta cobertura de acetato pode ser útil a quem não tem o costume de fazer uma tabela de cores e acabar esquecendo qual cor se trata na hora de pintar.
O único inconveniente é que as pastilhas podem acabar grudando nesta cobertura, tal qual aconteceu aqui quando abri o estojo.
As cores que compõe este set são: amarelo limão, amarelo cadmio, vermilion, alizarim crimson, azul da prússia, azul ultramar, verde folha, viridian, amarelo ocre e terra de siena queimado. É uma seleção de cores bem equilibrada para um set de 10 cores.
Eu sempre sinto falta de tons escuros quando compro estojos com poucas cores, como preto ou cinza, pois meu estilo de pintura sempre pede isso. Porém, é possível conseguir através de misturas de cores complementares, por exemplo…
Com exceção do verde folha, que achei pouco saturado, eu gostei muito das demais cores. Elas são bem pigmentadas e muito vivas para uma aquarela nesta faixa de preço.
Comparando com outras aquarelas que possuo, elas são muito semelhantes às Venezia da Maimeri e chegam bem próximo às Cotman, só perdendo para essa última no fator transparência: as Aquafine possuem um acabamento mais opaco.
Porém, ganham “de lavada” dessas duas no fator expansão! Eu me surpreendi muito neste quesito, pois a maioria das cores possuem uma expansão muito boa!
Agora vamos ver na prática como elas se saem!?
Bom, eu nunca havia experimentado nenhum material da Daler Rowney até então, mas sabia de que se tratava de uma empresa com materiais de qualidade desde os anos 1980, pois elas sempre estampavam os fascículos de ensino de desenho e pintura que tinha quando criança.
Infelizmente, apenas de pouco tempo para cá elas começaram a ser comercializadas no mercado nacional – e, por enquanto, não se encontra a linha profissional.
De qualquer forma, as Aquafine são uma excelente opção se você procura por aquarela de linha estudante – e aconselho a comprar logo, pois, com o tempo, elas certamente irão subir de preço. É só as lojas perceberem que a galera gostou e estão falando bem, para começarem a “enfiar a faca”…
Então é isso! Espero que tenham gostado de mais essa resenha e fica aí a dica de um material com excelente relação custo-benefício!
CURSO DE GUACHE PARA INICIANTES
CURSO DE AQUARELA PARA INICIANTES
CURSO DE AQUARELA PARA CRIANÇAS
Eu vou ficando por aqui! Um forte abraço, tudo de melhor sempre e até a próxima!
Link permanente
Link permanente
OLá!
Eu gostaria de saber se eu posso fazer o curso de desenho para iniciantes junto com o curso de aquarela para iniciantes. Fazer os dois juntos.
Eu não sei desenhar nada, estou saindo do zero. Porém, já faz umas duas semanas que comecei a desenhar e já tomei uma base e tenho feito desenhos ja usando a perspectiva.
Não sei se eu faço primeiro o curso de desenho e termino e depois faço o de aquarela. Mas também já estou aquarelando aqui em casa, começando a aprender vendo vídeos na internet.
Foi assim que achei você.
Aguardo seu contato. Grata.
Liz Ferraz
Link permanente