Aquarela Winsor & Newton Profissional | Resenha

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá pessoal! Sejam muito bem-vindos a mais uma resenha aqui do site, que hoje é por conta da Aquarela Winsor & Newton Profissional!

Eu já fiz a resenha da aquarela Cotman, linha estudante da Winsor & Newton, se você ainda não conferiu, clique aqui e confira!

Eu adquiri um estojo de 12 cores, que vem numa embalagem metálica bem bacana, juntamente com um papel para fazer uma tabela de cores e um panfleto com todas as cores disponíveis da linha profissional.

Aquarela Profissional Winsor & Newton
Estojo de 12 cores da Aquarela Profissional Winsor & Newton

As cores que compõe este set são: amarelo limão, amarelo winsor, vermelho winsor, alizarin crimson, azul ultramar francês, azul winsor, verde vessie permanente, amarelo ocre, terra de siena natural, terra de siena queimado, negro de marfim e o desnecessário branco chinês…

Achei que é um set relativamente equilibrado, embora acompanhe um tom de branco que poderia muito bem ter sido substituído por outro tom de verde. Também achei desnecessário o terra de siena natural, já que é um tom bem próximo do amarelo ocre.

Independente desta questões, as cores são muito bonitas, vivas e intensas. Porém, lembram muito as Cotman quando se trata da dificuldade em se retirar as cores das pastilhas: elas demandam mais tempo esfregando o pincel para se retirar a cor. Ou seja, você terá um pouco mais de trabalho para conseguir uma boa saturação. O que pode ser um problema se você estiver fazendo uma pintura de dimensões maiores.

Mas a questão mais grave, e que me gerou uma enorme decepção, foi o famigerado fator “expansão”! Quando a gente adquire uma aquarela de linha profissional, espera-se uma boa expansão de pigmento. Porém, com a aquarela profissional Winsor & Newton, a expansão é praticamente a mesma da Cotman!

aquarela winsor newton é boa
Aquarela Profissional Winsor & Newton: Belas cores, mas peca no fator expansão

Essa falta de expansão me assustou num primeiro momento, pois essa foi a primeira aquarela de linha profissional que possuo a reagir desta forma.

Primeiramente achei que o problema estava no papel, pois fiz a tabela de cores em papel à base de celulose (o que não justifica, pois com as outras marcas fiz com o mesmo tipo de papel).

Então quando passei para a prática, escolhi um papel à base de algodão para fazer a pintura. Porém, o problema se manteve…

Antes desta pintura (resultado abaixo), eu fiz outras cinco, insistindo em trabalhar com manchas. Porém, nenhuma deu certo e acabei descartando todas. Desta forma, tive que escolher um motivo mais simples e trabalhar como se estivesse usando as aquarelas da Pentel para não perder mais um trabalho.

aquarela profissional
Pintura feita com a Aquarela Profissional Winsor & Newton

E aí está o resultado de um trabalho feito com a Aquarela Winsor & Newton da linha profissional (depois de algumas tentativas).

Eu confesso que a aquisição destas aquarelas me gerou um grande arrependimento… Talvez por esperar demais delas e não ter o retorno imaginado. Além do preço, que comparado com o que ela oferece, não vale o investimento.

Lembrando sempre que o descrito aqui se trata apenas de minha opinião! Pode ser que você consiga resultados bem melhores, mas, para o meu estilo de trabalho, elas deixaram muito à desejar…

Falando por mim, eu diria que essas aquarelas diferem da Cotman apenas por possuírem uma maior concentração de pigmento. Nada mais!

E levando-se em conta que, em algumas lojas, uma pastilha da Winsor & Newton da linha profissional custa cerca de 4 vezes mais que uma pastilha da Cotman, eu continuaria com estas últimas sem dúvida alguma.

Bom, estas foram as minhas impressões à respeito destas aquarelas! E foi com grande pesar que cheguei a estas conclusões, pois a Winsor & Newton é uma marca que tenho uma estima muito grande desde criança…

Espero que tenham gostado desta resenha! E se você já utilizou estas aquarelas, deixe aí o seu comentário falando como foi a sua experiência, ok?

Confira a resenha das Aquarelas Profissionais Winsor & Newton na íntegra!

CONHEÇA MEU CURSO DE AQUARELA BOTÂNICA E AMPLIE SEU LEQUE DE CONHECIMENTO EM AQUARELA!!!

Eu vou ficando por aqui! Muito obrigado pela companhia, um grande abraço a todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *