Como desenhar e pintar com giz pastel

Tempo de leitura: 2 minutos

Como desenhar e pintar com giz pastel

A palavra “pastel” passou à linguagem cotidiana como sinônimo de cor clara e suave. Mas, na verdade, a pintura com pastéis pode ser muito ousada e forte. Esse material permite incontáveis possibilidades artísticas, e pode ser eficientemente usado para esboços rápidos ou para trabalhos mais acabados.

Embora existam desde o século XVI, os pastéis só começaram a ser usados em larga escala com os impressionistas, no final do século XIX. Já se disse que quando artistas como Manet, Renoir, Degas e Cassatt trabalhavam com este material, “Deus sorria no paraíso e os pastéis, libertos de todo peso, alçavam vôo”. Dos trabalhos realizados por estes mestres, provavelmente os mais conhecidos hoje sejam os estudos de bailarinas feitos por Edgar Degas. Ele explorou a fundo as possibilidades do pastel, conseguindo texturas realmente notáveis.

Trabalho de Edgar Degas

Como o pastel é aplicado diretamente sobre o papel, presta-se a um tratamento muito especial, que resulta na textura aveludada tão apreciada pelos aficionados da pintura. Tais qualidades fazem dele um material particularmente adequado à realização de retratos, embora muitos artistas o utilizem também em paisagens e naturezas-mortas. Na verdade, pode-se empregá-lo em qualquer tipo de trabalho artístico, inclusive combinando-o com outras técnicas, como carvão, aquarela, guache, acrílico ou tintas à base de água, com ótimos resultados.

É mais fácil aprender a trabalhar com pastel do que com aquarela ou tinta à óleo. O processo limita-se à aplicação do giz pastel sobre o papel, de modo que não há complicações envolvidas. Tampouco há grandes preparações ou misturas a fazer. Basta pegar o bastão da cor desejada e aplicar sobre papel.

O trabalho com este material traz algumas vantagens interessantes. Por exemplo, não precisa esperar que seque – afinal, ele já é seco em si. Além disso, a aparência final de cada tom usado é igual a de origem, diferentemente do que costuma ocorrer com óleos e aquarelas, cujas cores alteram-se com a secagem. Graças a isso, você pode seguir seu ritmo, sem preocupação e com rapidez.

O que é pastel?

Os mesmos pigmentos usados na aquarela servem para a fabricação do pastel. Em geral, eles são misturados a um agente aglutinante, como goma de alcatira, também conhecida como “tragacanto”. Depois combina-se a mistura com quantidades variáveis de giz branco (para tons mais claros) ou preto (para tons mais escuros).

No vídeo abaixo, mostro um speed drawing com este material. Confira aí e aproveite para se inscrever no canal! =)

E para você que quer aprender a desenhar, siga o link abaixo:

https://www.udemy.com/curso-basico-de-desenho

Um grande abraço e até a próxima!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *