O Impressionismo foi um movimento artístico francês do século XIX que marcou uma ruptura significativa da tradição na pintura européia. Os impressionistas incorporaram novas pesquisas científicas à física da cor para obter uma representação mais exata da cor e do tom.
A mudança repentina na aparência dessas pinturas foi provocada por uma mudança na metodologia: aplicar tinta em pequenos toques de cor pura, em vez de pinceladas mais amplas, e pintar ao ar livre para captar uma impressão particular de cor e luz. O resultado foi enfatizar a percepção do artista sobre o assunto tanto quanto o próprio assunto.
A arte impressionista é um estilo em que o artista capta a imagem de uma cena como alguém a veria se vislumbrasse apenas a impressão repentina da mesma. Eles pintam as imagens com muita cor e a maioria de suas telas representam cenas externas. Suas pinturas são muito brilhantes e vibrantes. Os artistas gostavam de capturar as imagens sem detalhes, mas com cores fortes. Alguns dos maiores artistas impressionistas foram: Camille Pissaro, Edgar Degas, Alfred Sisley, Claude Monet, Berthe Morisot e Pierre Auguste Renoir.
Edouard Manet também influenciou o desenvolvimento do impressionismo (apesar de ser um artista ligado ao Realismo). Ele pintava cenas do cotidiano. Pissaro e Sisley pintaram o interior da França e cenas de rios. Degas gostava de pintar bailarinas e corridas de cavalos. Morisot pintou mulheres cuidando de suas rotinas. Renoir gostava de mostrar o efeito da luz do sol em flores e figuras humanas. Monet estava interessado em mudanças sutis na atmosfera.
Enquanto o termo impressionismo abrange grande parte da arte desta época, houve movimentos menores dentro dele, como o pontilhismo.
O Pontilhismo foi desenvolvido a partir do Impressionismo e envolveu o uso de pequenos pontos coloridos para dar à pintura uma maior sensação de vibração quando vista à distância. Os pontos de tamanho igual nunca se fundem na percepção do espectador, resultando em um efeito cintilante como o de um dia quente e ensolarado. Um dos principais expoentes foi Georges Seurat a quem o termo foi aplicado pela primeira vez em relação à sua pintura Domingo na ilha de Grand Jatte (1884).
Seurat fazia parte do movimento neo-impressionista que incluía, entre outros, Paul Signac. A palavra Divisionismo descreve a teoria que eles seguiram enquanto o processo real era conhecido como Pontilhismo. Os efeitos dessa técnica eram muito mais impressionantes do que a abordagem convencional de misturar cores.
O movimento neo-impressionista foi breve, mas influente. O termo divisionismo também foi o nome de uma versão italiana do neo-impressionismo na década de 1890 e início de 1900, e pode-se traçar uma linha para o futurismo que foi fundada em 1909.
ACESSE OS MEUS CURSOS DE DESENHO E PINTURA NO MENU LATERAL DO SITE OU NO MENU SUPERIOR. TODOS OS CURSOS SÃO VOLTADOS AOS INICIANTES!!!
INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE: http://www.youtube.com/mianutti