Simplificação do tema

Tempo de leitura: 2 minutos

Simplificação do tema

Acrílica sobre papel de José Mianutti

Ao pintar um motivo, você pode perfeitamente reproduzir todos os elementos que o compõem. É mais aconselhável, porém, selecionar alguns deles e simplificar tudo.

A simplificação também é útil para criar situações diferentes. Pode, por exemplo, dramatizar uma cena, sugerir um estado de espírito ou criar uma atmosfera. Experimente fazer dois desenhos coloridos de uma praia no inverno. Coloque no primeiro várias pessoas passeando à beira-mar; no segundo, ponha um homem sozinho. Você verá que, embora tenham as mesmas cores, os desenhos expressam estados de espírito opostos: o primeiro é alegre e descontraído, o segundo sugere solidão.

A simplificação atua decisivamente na composição de uma obra, podendo ainda ajudar a esclarecer ou enfatizar a mensagem de uma obra. Imagine uma cena com duas pessoas nadando lado a lado: se você incluir qualquer outro elemento, como um barco à distância, confundirá o observador e desviará sua atenção do tema central.

Acrílica sobre papel de José Mianutti

Uma das maneiras de simplificar um trabalho é delimitar um assunto. Quer você se baseie em fotografias ou em esboços, quer pinte paisagem, natureza-morta ou figura humana, defina o principal foco de interesse antes de começar o trabalho. Só depois disso é que poderá eliminar o supérfluo.

O uso cuidadoso da cor constitui outra maneira de obter simplificação. Restrinja sua paleta a poucas cores ou lance mão de grandes áreas. E não tente colocar na tela todas as cores que vê à sua frente, mas procure relacionar algumas delas entre si.

Você também pode chegar à simplificação trabalhando as sombras. Outro recurso que você pode adotar é o de manipular o espaço. Numa paisagem, por exemplo, amplie a área do céu, excluindo algumas árvores. Aproveite também a versatilidade dos esboços: um único esboço pode dar origem a várias obras. Na verdade, a maioria dos artistas não esgota o material de um esboço num só quadro, mas retoma-o muitas vezes ao longo de anos, sempre encontrando nele assunto para um novo trabalho.

Acrílica sobre papel de José Mianutti

ACESSE OS MEUS CURSOS DE DESENHO E PINTURA NO MENU LATERAL DO SITE OU NO MENU SUPERIOR. TODOS OS CURSOS SÃO VOLTADOS AOS INICIANTES!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *