Olá, pessoal! José Mianutti aqui novamente e sejam muito bem-vindos a mais um artigo! Hoje nós faremos um comparativo entre as aquarelas de linha Estudante e profissional da Winsor & Newton: Cotman VS Winsor & Newton Profissional!
O objetivo desta nova série de artigos é demonstrar, na prática, se a diferença entre essas linhas de materiais é tão “gritante” a ponto de valer ou não a pena se fazer um upgrade. A gente tem que lembrar que a diferença de preços entre uma aquarela de linha estudante e profissional é muito grande – sendo, pelo menos, o dobro do valor.
Eu resolvi começar esta série pelas aquarelas da Winsor & Newton, por uma questão de afetividade que tenho por esta marca, já que ela me acompanha há bastante tempo…
Tabela de cores
Muito bem, vamos começar com uma tabela de cores! Eu vou fazer esta tabela sobre o papel Eucalipto da Start Watercolor, pois ele possui um alto grau de brancura e facilita identificar melhor as cores. Falando nisto, eu firmei uma parceria com eles – eu só trabalho com materiais que realmente gosto e confio. O link do site deles está descrição do vídeo e usando o cupom JOSEMIANUTTI você tem 15% de desconto em compras em todo o site, ok?
Então vamos lá! Apesar de eu ter as Cotman em tubos e as Winsor & Newton Profissionais em pastilhas – e não possuir todas as cores exatamente iguais, consegui formar uma seleção de oito cores bem aproximadas que farão parte deste comparativo.
Vou utilizar as seguintes cores da Cotman e da W&N Profissional respectivamente:
- amarelo cadmio claro com amarelo winsor
- amarelo ocre com amarelo ocre
- terra de siena natural com terra de siena natural
- vermelho cadmio escuro com vermelho winsor
- azul ultramar com azul ultramar francês
- azul phthalo com azul winsor
- verde vessie com verde vessie permanente
- negro de marfim com negro de marfim
Bom, o que difere, basicamente, uma tinta de qualidade estudante e uma de qualidade profissional? A de qualidade profissional possui uma maior concentração de pigmento – com grande parte das cores composta por apenas um pigmento – e maior resistência à luz (fazendo com que as cores não desbotem com o tempo).
Aqui nesta tabela, a questão de concentração de pigmento é evidente em algumas cores, mas em outras a diferença não salta aos olhos.
Vamos as comparações!
O amarelo winsor, por exemplo – apesar de eu ter sujado com outra cor – possui uma transparência maior que o amarelo cadmio da Cotman.
O amarelo ocre da Cotman é muito mais opaco que o da W&N Profissional
Os terra de siena são, de certa forma, equivalentes – mas o da linha profissional é mais transparente
O Vermelho Winsor é mais concentrado e profundo que o vermelho cadmio da Cotman
Já os azuis – ambos os quatro, são bem semelhantes. Desta forma, escolheria os da Cotman por uma questão de economia (assim como os tons de preto, muito próximos também).
Já o verde vessie da linha profissional é muito superior ao da linha estudante: é mais vivo, intenso e natural comparado ao da Cotman.
Teste prático: Cotman VS Winsor & Newton Profissional
Vamos agora ao teste prático para ver como essas duas aquarelas se comportam em uma pintura. Eu dividi o papel ao meio: no lado esquerdo usarei as Cotman e no lado direito as profissionais – utilizando as cores equivalentes em ambos os lados. Vamos ver como fica?
E aí está o resultado! Sentiram muita diferença?
Bom, a maior diferença que notei durante o processo foi nas partes escuras (abaixo), onde as cores da linha profissional se fundiram melhor. Nas outras áreas, achei o resultado bem equivalente…
A lição que fica – e que, provavelmente, vou repetir nos demais artigos – é que você não precisa de uma aquarela excepcional para aprender! Para olhos bem treinados, é possível perceber algumas diferenças, mas nada muito mirabolante…
Quanto a questão da resistência a luz, é algo que – pelo menos com essas aquarelas – levaria anos para se notar a diferença. Tenho pinturas feitas com as Cotman, de mais de dez anos, que não percebi desbotamento até hoje.
Resumo da ópera: as aquarelas profissionais da Winsor & Newton são melhores que as Cotman? Sim, com certeza! Mas é imprescindível você tê-las para fazer uma boa pintura? Não…
Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado deste artigo e aguarde os próximos comparativos desta série… Eu vou ficando por aqui! Um grande abraço a todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!
CURSO DE GUACHE PARA INICIANTES