Cotman VS Winsor & Newton Profissional

Olá, pessoal! José Mianutti aqui novamente e sejam muito bem-vindos a mais um artigo! Hoje nós faremos um comparativo entre as aquarelas de linha Estudante e profissional da Winsor & Newton: Cotman VS Winsor & Newton Profissional!

O objetivo desta nova série de artigos é demonstrar, na prática, se a diferença entre essas linhas de materiais é tão “gritante” a ponto de valer ou não a pena se fazer um upgrade. A gente tem que lembrar que a diferença de preços entre uma aquarela de linha estudante e profissional é muito grande – sendo, pelo menos, o dobro do valor.

Eu resolvi começar esta série pelas aquarelas da Winsor & Newton, por uma questão de afetividade que tenho por esta marca, já que ela me acompanha há bastante tempo…

aquarela cotman winsor e newton estudante profissional
Hoje vamos comparar as aquarelas de linha Estudante e Profissional da Winsor & Newton!

Tabela de cores

Muito bem, vamos começar com uma tabela de cores! Eu vou fazer esta tabela sobre o papel Eucalipto da Start Watercolor, pois ele possui um alto grau de brancura e facilita identificar melhor as cores. Falando nisto, eu firmei uma parceria com eles – eu só trabalho com materiais que realmente gosto e confio. O link do site deles está descrição do vídeo e usando o cupom JOSEMIANUTTI você tem 15% de desconto em compras em todo o site, ok?

Então vamos lá! Apesar de eu ter as Cotman em tubos e as Winsor & Newton Profissionais em pastilhas – e não possuir todas as cores exatamente iguais, consegui formar uma seleção de oito cores bem aproximadas que farão parte deste comparativo.

Vou utilizar as seguintes cores da Cotman e da W&N Profissional respectivamente:

  • amarelo cadmio claro com amarelo winsor
  • amarelo ocre com amarelo ocre
  • terra de siena natural com terra de siena natural
  • vermelho cadmio escuro com vermelho winsor
  • azul ultramar com azul ultramar francês
  • azul phthalo com azul winsor
  • verde vessie com verde vessie permanente
  • negro de marfim com negro de marfim

Bom, o que difere, basicamente, uma tinta de qualidade estudante e uma de qualidade profissional? A de qualidade profissional possui uma maior concentração de pigmento – com grande parte das cores composta por apenas um pigmento – e maior resistência à luz (fazendo com que as cores não desbotem com o tempo).

Aqui nesta tabela, a questão de concentração de pigmento é evidente em algumas cores, mas em outras a diferença não salta aos olhos.

Vamos as comparações!

O amarelo winsor, por exemplo – apesar de eu ter sujado com outra cor – possui uma transparência maior que o amarelo cadmio da Cotman.

O amarelo ocre da Cotman é muito mais opaco que o da W&N Profissional

Os terra de siena são, de certa forma, equivalentes – mas o da linha profissional é mais transparente

O Vermelho Winsor é mais concentrado e profundo que o vermelho cadmio da Cotman

Já os azuis – ambos os quatro, são bem semelhantes. Desta forma, escolheria os da Cotman por uma questão de economia (assim como os tons de preto, muito próximos também).

Já o verde vessie da linha profissional é muito superior ao da linha estudante: é mais vivo, intenso e natural comparado ao da Cotman.

cotman winsor e newton estudante e profissional
Tabela de cores comparando as aquarelas Cotman com as Profissionais da Winsor & Newton

Teste prático: Cotman VS Winsor & Newton Profissional

Vamos agora ao teste prático para ver como essas duas aquarelas se comportam em uma pintura. Eu dividi o papel ao meio: no lado esquerdo usarei as Cotman e no lado direito as profissionais – utilizando as cores equivalentes em ambos os lados. Vamos ver como fica?

E aí está o resultado! Sentiram muita diferença?

cotman winsor e newton
Resultado do teste prático comparando as aquarelas Cotman e a linha Profissional da Winsor & Newton

Bom, a maior diferença que notei durante o processo foi nas partes escuras (abaixo), onde as cores da linha profissional se fundiram melhor. Nas outras áreas, achei o resultado bem equivalente…

A lição que fica – e que, provavelmente, vou repetir nos demais artigos – é que você não precisa de uma aquarela excepcional para aprender! Para olhos bem treinados, é possível perceber algumas diferenças, mas nada muito mirabolante…

Quanto a questão da resistência a luz, é algo que – pelo menos com essas aquarelas – levaria anos para se notar a diferença. Tenho pinturas feitas com as Cotman, de mais de dez anos, que não percebi desbotamento até hoje.

Resumo da ópera: as aquarelas profissionais da Winsor & Newton são melhores que as Cotman? Sim, com certeza! Mas é imprescindível você tê-las para fazer uma boa pintura? Não…

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado deste artigo e aguarde os próximos comparativos desta série… Eu vou ficando por aqui! Um grande abraço a todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!

NOVO CURSO DESCOBRINDO A PINTURA

CURSO DE AQUARELA PARA CRIANÇAS

Assista o comparativo dessas aquarelas na íntegra e se inscreva no meu Canal para ficar por dentro de tudo que acontece por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *