Aquarela Art Creation | Resenha

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá pessoal! Sejam bem-vindos a mais uma resenha de aquarelas, que hoje ficam por conta da Aquarela Art Creation da Talens!

Conjunto de 8 cores em tubo da Aquarela Art Creation - Talens
Conjunto de 8 cores em tubo da Aquarela Art Creation – Talens

Eu já fiz um review das aquarelas Van Gogh, linha estudante da mesma empresa. Caso você ainda não tenha visto, clique aqui e confira.

Agora faltam apenas as Rembrandt, que são a linha profissional de aquarelas da Talens, para fechar a “trilogia” desta marca…
Mas, voltando para a Art Creation! Essa linha, segundo a empresa, é voltada para pessoas que querem uma boa relação de custo x benefício. Ela, portanto, não categoriza este material como “escolar”. Mas deixa claro que se trata de uma aquarela inferior à Van Gogh e, é claro, à Rembrandt.

A linha Art Creation também inclui tinta à óleo, acrílica, têmpera, giz pastéis e outros materiais e acessórios voltados para a pintura e o artesanato.

Eu adquiri um conjunto com 8 cores de aquarela em tubos. Elas vem numa caixinha e os tubos são acondicionados numa bandeja de acetato.

Os tubos informam apenas o nome e o código da cor, sem referência ao grau de permanência – o que já é esperado em tintas de valor mais baixo.

Vamos agora passar para a tabela de cores e, como também já esperava, alguns tubos vieram com excesso de aglutinante. Por isso eu aconselho que se você for optar por aquarelas de custo mais baixo, escolha as em pastilhas (se houver essa opção: as Pentel, por exemplo, não tem…), pois assim você não corre este risco.

Bom, levando em conta o preço das Art Creation, eu achei as cores bem pigmentadas e com uma transparência relativamente boa. Obviamente, são mais opacas se comparadas com as Van Gogh.

Porém, conforme você as dilui, elas criam algumas manchas após a secagem que podem ser um problema se você quer um acabamento mais “liso” e suave (na pintura de um céu limpo, ou um lago, por exemplo).

Elas praticamente não expandem em contato com papel úmido também. Mas se fixam muito bem e permitem trabalhos em camadas, sem problemas.

Comparando com as aquarelas que possuo, elas são muito próximas às Pébéo, mas com a vantagem de serem mais pigmentadas e com um preço bem melhor em relação à essas. O que as tornam mais vantajosas neste aspecto.

Vou deixar a tabela de cores da Pébéo ao lado para vocês terem uma ideia.

Tabela de cores das aquarelas Art Creation e das aquarelas Pébéo
Tabela de cores das aquarelas Art Creation e das aquarelas Pébéo

Vamos agora para a prática para ver como as aquarelas Art Creation se saem. Eu resolvi fazer um estudo de flores bem simples sobre um papel de ótima qualidade e bem pesado, que é o Hahnemühle da série “Watercolour”, 100% algodão e de textura lisa.

Vamos ver então como fica?!

Estudo de flores feito com a aquarela Art Creation
Estudo de flores feito com a aquarela Art Creation

Como mencionei, essa aquarela pode criar algumas manchas após a secagem, dependendo da forma que você trabalha acrescentado a tinta, que podem ou não serem interessantes.

Neste caso, em particular, elas não me incomodaram. Mas se você não quer este tipo de efeito no trabalho, tem que tomar cuidado e fazer alguns testes antes de uma pintura definitiva.

No mais, acho que elas são uma ótima opção caso você esteja procurando uma aquarela para começar e que alia uma boa relação de custo x benefício.

Bom, essas foram as minhas impressões em relação a aquarela da linha Art Creation. E se você usa ou já usou essas tintas, deixe aqui o seu comentário sobre o que você acha delas!

Resenha completa da aquarela Art Creation no meu canal do YouTube! Confira!

E SE VOCÊ QUER APRENDER AQUARELA DO ABSOLUTO ZERO, SEM COMPLICAÇÕES, CONHEÇA O MEU CURSO DE AQUARELA PARA INICIANTES 2.0! LÁ VOCÊ APRENDERÁ OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA AQUARELA PARA COMEÇAR A FAZER SUAS PRÓPRIAS PINTURAS!

Eu vou ficando por aqui! Um grande abraço a todos, tudo de melhor sempre e até próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *