De onde vêm a vontade, a necessidade de criar, de se manifestar artisticamente? Como surgiram as formas artísticas?
Existem muitas maneiras de explicar o que é arte, ou mesmo diferentes motivações que levam os artistas a fazerem o que fazem. Mas não é possível saber com precisão quando o ser humano começou a fazer o que hoje entendemos como arte.
Esse é um dos muitos mistérios do passado da humanidade. Alguns vestígios materiais arqueológicos, no entanto, nos dão pistas de como nossos ancestrais viviam e quais eram suas motivações para criar.
Arte nas cavernas
As manifestações artísticas mais antigas de que temos conhecimento hoje, datam de aproximadamente 40 mil anos atrás, do período da Pré-História chamado de Paleolítico Superior.
São chamadas de Arte Rupestre, palavra que faz referência às rochas, paredes das cavernas onde se encontra grande parte desses registros. Eram feitas com o uso de materiais naturais, presentes no ambiente, como o carvão, pedras, pós minerais e sangue de animais.
Ao contrário do que poderíamos supor,essas imagens nos mostram que o ser humano, já nessa época, havia desenvolvido um avançado domínio técnico, criando imagens que imitavam a realidade e algumas representações transmitem, inclusive, impressão de movimento.
Estudos de datação também indicam que às vezes, numa mesma caverna, grupos humanos separados muitos séculos uns dos outros deixaram seus registros.
Essas manifestações aconteceram entre vários povos do mundo, durante os milhares de anos deste período, acompanhando os processos de povoamento dos continentes.
O ser humano [homo sapiens] surgiu há aproximadamente 200 mil anos na África, e estudos científicos indicam que o comportamento considerado moderno, que desenvolveu a cultura e o que somos hoje, já se manifestava por volta de 50 mil anos atrás.
A capacidade de interferir no ambiente à sua volta, de criar tecnologia, a linguagem, a religião e a arte são alguns desses processos característicos do ser humano moderno. O que hoje chamamos de arte é uma manifestação comum entre todos os grupos humanos, mesmo que com outro nome.
Mas o que motivou nossos ancestrais a criarem essas manifestações? O que buscavam?
Acredita-se que, na Pré-História, ao tentar entender a vida, a morte, o mundo e os fenômenos da natureza, o ser humano tenha criado mitos e rituais para simbolizar sua existência e sua conexão com tudo o que estava a sua volta, vivível ou invisível.
As manifestações artísticas teriam se originado desses rituais. Deuses e divindades eram associados aos animais, à flora e aos fenômenos naturais, como a chuva, o sol, o trovão. A existência humana provavelmente não era entendida como uma divisão entre realidade concreta e o mundo mágico, onírico e sobrenatural.
Para os nossos ancestrais, é possível que tudo estivesse conectado. A caverna, nas profundezas da terra, talvez fosse um local adequado para esses rituais, iluminados pela luz das fogueiras e das tochas. Provavelmente procurando a comunicação entre si e com suas divindades, criaram formas às quais deram significados, símbolos que acredita-se, eram entendidos pelos diferentes grupos humanos.
Não sabemos exatamente o que simbolizavam; o que existem são hipóteses. Mas consideramos essas formas as mais antigas manifestações artísticas da humanidade.
CURSO DE GUACHE PARA INICIANTES