Aquarela Van Gogh VS Rembrandt

Olá, pessoal! José Mianutti aqui e sejam bem-vindos a mais um artigo! Dando sequência à série de comparativos entre aquarelas de linha estudante e profissional de mesma marca, hoje iremos comparar as aquarelas da Talens: a Van Gogh e a Rembrandt.

Lembrando também que você encontra as resenhas completas destas duas marcas aqui no site.

Bom, vamos iniciar comparando as cores destes dois sets. Eu possuo também as aquarelas da Van Gogh em tubos, mas vou comparar apenas a seleção de pastilhas, ok?

Aquarela van gogh aquarela Rembrandt
Estojos em pastilhas das aquarelas Van Gogh (esquerda) e Rembrandt (direita)

Ambos os sets possuem tons bem semelhantes. A primeira coisa que notamos, é que as cores da Rembrandt possuem um grau de transparência maior que da Van Gogh.

Em contrapartida, as cores da Rembrandt possuem um acabamento mais “granulado” – o que pode ser bom, ou não, dependendo do seu estilo de trabalho.

Os tons terrosos são os mais semelhantes entre si, como o amarelo ocre e o terra de siena queimado. O cinza payné de ambos também é muito parecido.

Em se tratando de pigmentação, destaco apenas o amarelo limão permanente da Rembrandt que é mais vivo que o da Van Gogh. O caso contrário acontece com o verde esmeralda: o da Van Gogh é mais intenso.

As cores que mais divergem, neste caso, são os tons de azul: os da Van Gogh são mais opacos (principalmente o azul cerúleo), e o azul ultramar escuro pende para o violeta.

E, para quem gosta do fator “expansão”, ambas as marcas deixam a desejar na maioria das cores…

tabela de cores aquarela van gogh e rembrandt
Tabelas de cores das aquarelas em pastilhas Van Gogh (esquerda) e Rembrandt (direita)

Vamos agora ao teste prático para ver como ambas as marcas se comportam numa pintura definitiva.

Eu dividi a folha ao meio: no lado esquerdo usarei as cores da Van Gogh e no lado direito as Rembrandt.

Eu deveria ter escolhido uma referência em que a composição tivesse o mesmo peso em ambos os lados, mas o que importa aqui, neste caso, é o processo.

Vamos lá então!

Eu acrescentei uns toques de aquarela metálica da White Nights apenas para dar um acabamento mais bacana. E aproveitei a divisão dos lados para acrescentar um elemento que é bem característico dos meus trabalhos autorais: na maioria das vezes uso tinta acrílica, mas, neste caso, usei guache.

E aí está o resultado do nosso teste prático entre essas duas aquarelas.

aquarela van gogh ou rembrandt qual é a melhor
Resultado do teste feito com as aquarelas Van Gogh (esquerda) e Rembrandt (direita)

Olhando o trabalho pronto, neste caso, não se nota muita diferença entre as áreas. Porém, durante o processo é notável a diferença de comportamento entre elas.

Primeiro, o acabamento mais “granulado” da Rembrandt;

Segundo, a dificuldade que tive para trabalhar em camadas com os tons de azul da Rembrandt.

Desta forma, sugiro que quem ainda não possui muita experiência com aquarela, fique com as Van Gogh. E se vale à pena um upgrade para as Rembrandt? Sinceramente, acho que não. Acredito valer mais à pena investir em um leque maior de cores da Van Gogh do que passar para um estojo que custa mais que o dobro destas…

Não que a Rembrandt seja ruim, muito pelo contrário! Mas é uma aquarela mais difícil de se lidar – a não ser que você goste de explorar manchas em seu trabalho.

Então é isso, pessoal! Estas foram as minhas impressões ao comparar estas duas aquarelas! Deixe aí nos comentários o que acha de cada uma delas e se você concorda ou não comigo!

Eu vou ficando por aqui! Um grande abraço a todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!

Assista a resenha completa com o comparativo entre a aquarela Van Gogh e a Rembrandt!

CURSO DE AQUARELA PARA CRIANÇAS

CURSO DESCOBRINDO A PINTURA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.