Aquarela Pébéo – Resenha

Tempo de leitura: 4 minutos

aquarela pebeo
Aquarela Pébéo

Olá pessoal! Sejam muito bem-vindos! A resenha de hoje é sobre a aquarela da Pébéo!

A Pébéo é uma empresa francesa de materiais artísticos, fundada de 1919. No site, eles categorizam este material como uma “aquarela amadora”.

Eu adquiri um estojo de 12 cores que vem nesta lata (imagem acima), achei bem prática e diferente dos estojos convencionais.

As pastilhas da aquarela Pébéo vem acopladas num godê de plástico fino e bem frágil, juntamente com um pincel estilo “amarradinho”, bonito, mas com cerdas que não formam uma boa ponta.

Eu tive bastante dificuldade em desembalar as pastilhas, pois as embalagens são feitas de papel, sem aquela proteção de alumínio, ou plástico, que cobrem praticamente todas as aquarelas em pastilha que conheço. Grudam muito nos dedos e são bem chatas de retirar. O que é uma pena, pois eu acho bastante prazeroso este processo, mas aqui no caso, se tornaram uma tortura…

As pastilhas tem um brilho característico de boas aquarelas, mas vamos ver no papel como se saem.

Tabela de cores com as aquarelas Pébéo
Tabela de cores com as aquarelas Pébéo

Eu utilizei o pincel que vem no conjunto para fazer a tabela de cores, mas não gostei de trabalhar com ele. Como mencionei, ele não forma uma boa ponta e é mole demais.

Algumas pessoas que já trabalharam com essas aquarelas, disseram da dificuldade de se conseguir uma boa saturação. E aplicando as cores no papel, percebe-se bem essa característica, pois é realmente bem difícil.

Apesar se se diluirem com facilidade, por mais que você insista com o pincel, não se consegue um grau de saturação alto com essas tintas. O que nos leva à conclusão que elas possuem uma baixa concentração de pigmento. Então, leve em consideração essa qualidade e, se não se encaixar em seu estilo de pintura, sugiro buscar outra marca…

Elas também possuem uma expansão limitada e um acabamento bem transparente e suave.

Vou colocar ao lado da tabela da Pébéo, as tabelas das aquarelas Van Gogh, Cotman e Koh-I-Noor, para vocês terem uma ideia sobre a diferença de acabamento.

Agora vamos passar para a prática, para ver como essas aquarelas se saem numa pintura definitiva. Eu resolvi fazer uma pintura de paisagem com pôr-do-sol, pois acredito que elas conseguirão dar um efeito bacana de atmosfera tranquila e suave que este tipo de pintura pede.

Vou utlizar o papel Leonardo, da Hahnemühle, pois ele é bem pesado e ótimo para se trabalhar com aguadas. Vamos ver então como fica!

aquarela pebeo resenha
Pintura feita com as aquarelas Pébéo

Bom, eu não posso dizer que não gostei de trabalhar com as aquarelas da Pébéo, mas também não achei elas incríveis.

Quando a gente trabalha com aquarelas em pastilhas, espera-se conseguir uma boa saturação sem perder muito tempo esfregando o pincel no godê. Dependendo do tipo de trabalho que você irá fazer – e do tamanho do suporte – você não pode demorar muito, ainda mais quando se trabalha com aguadas, rezando para o papel não absorver a água muito rapidamente.

Neste caso, como trabalhei com um papel bem pesado e à base de algodão, não tive esse tipo de dificuldade. Mas se eu estivesse trabalhando com papel à base de celulose e num tamanho maior, certamente iria penar.

Eu gosto bastante das tintas acrílicas da Pébéo, infelizmente, não posso dizer o mesmo das aquarelas… Elas não são ruins, mas, a não ser que você busque esta característica mais transparente, acho que não valem à pena. Com um pouco mais de investimento, você consegue um estojo da Van Gogh, por exemplo, e vai conseguir um grau de saturação maior e sem perder tanto tempo tentando retirar a tinta das pastilhas.

Lembrando sempre que esta é apenas a minha opinião, então, deixe aí nos comentários se você já experimentou essas aquarelas, se você sentiu ou não a mesma dificuldade que eu e o que achou delas, beleza?

Assista este resenha e todo o processo de pintura por completo no meu canal do YouTube!

Assista a resenha completa das aquarelas Pébéo!

Espero que tenham gostado desta resenha e que ela tenha sido útil para auxiliar a sua escolha.

Caso você ainda não tenha visto o meu TOP 10 DE AQUARELAS, clique aqui!

E se você quer aprender aquarela do absoluto zero, confira o meu CURSO BÁSICO DE AQUARELA PARA INICIANTES!

Eu vou ficando por aqui, um grande abraço a todos, tudo de melhor sempre e até a próxima!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *